É Bom Pra Quê?

27/12/2014 05:22 - Atualizado em 29/11/2016 01:17

Granola faz bem para a saúde e ajuda na perda de peso

Prevenção de doenças é um dos benefícios da granola para o organismo.

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Redação

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A granola é uma mistura de alimentos que pode ter diferentes composições. Entre grãos, cereais e frutas, ela tem um preço bem acessível e é encontrada facilmente nos supermercados. Além disso, traz diversos benefícios para saúde e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Propriedades e benefícios da granola

Os principais alimentos que compõem a granola são grãos e cereais como cevada, aveia, germe de trigo, flocos de milho, de arroz, de linhaça, frutas secas como uva, banana e maçã, e outras frutas oleaginosas como castanhas de caju, do Pará, amendoim e nozes. Essas opções são ricas em vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes.

Devido a essa mistura, a granola possui vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico, zinco, niacina, fibra alimentar e antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento do organismo e combater os radicais livres.

granola

Os seus benefícios para a saúde aparecem principalmente por causa da grande quantidade de fibras. Elas promovem o bom funcionamento do intestino, eliminam toxinas e impurezas do organismo, e provocam sensação de saciedade por mais tempo, podendo assim ajudar no processo de emagrecimento, desde que combinada com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.

A granola ainda combate problemas como a prisão de ventre e diminui os riscos de desenvolvimento de câncer de intestino, contribuindo também para a redução dos níveis de colesterol.

Além disso, a mistura ainda é rica em antioxidantes, sendo uma poderosa opção para evitar o envelhecimento precoce da pele. Ela também ajuda na ação de prevenir doenças cardiovasculares.

Como consumir a granola

Para aproveitar todos os beneficios que a granola oferece, é preciso consumir uma porção de cerca de 20g todos os dias. Uma boa opção é incluí-la ao café da manhã. Como está disponível em diversas versões e sabores, é fácil fazer combinações. Ela pode ser consumida pura, com leite, iogurte, com frutas, açaí ou qualquer outro acompanhamento.

Vale lembrar também que devido às fibras contidas no alimento, a ingestão de água também deve aumentar. É indicado beber pelo menos 2 litros de água por dia para que as fibras possam ter o efeito desejado.

Algumas versões da granola podem ser mais calóricas. Por isso, é indicado consumir sem exageros para não engordar. Uma dica é comer 1 colher de sopa de granola por dia, misturada com um copo de iogurte magro ou leite desnatado, por exemplo. Outra forma saudável e saborosa é salpicar a mistura por cima de frutas picadas.

A granola também pode ser incluída em dietas de perda de peso, pois uma porção de 20g tem cerca de 95 calorias, e as suas fibras ajudam a diminuir o apetite. Além disso, quem busca o emagrecimento pode escolher uma versão light que não tenha açúcar, o que diminui ainda mais as calorias do alimento.

Depois de conhecer todos esses benefícios para o organismo, que tal adicionar a granola no seu cardápio diário? Aproveite essa opção saudável, nutritiva e saborosa para ter uma alimentação mais equilibrada.

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