É Bom Pra Quê?

20/02/2016 01:00 - Atualizado em 08/12/2016 05:54

Goma xantana dá mais consistência às receitas

Substância é muito utilizada em receitas sem glúten para deixar a mistura de farinhas mais encorpada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Famosa em casas de produtos naturais, a goma xantana é bastante utilizada em receitas sem glúten como agente espessante. Esse polissacarídeo, oriundo da fermentação de uma bactéria e do açúcar simples, tornou-se popular no preparo de pães, bolos e biscoitos.

A seguir, você confere mais informações sobre esse produto e aprende maneiras de adicioná-lo à sua dieta de forma saudável.

Conheça os benefícios da goma xantana

Ela é muito utilizada para que as farinhas obtenham características parecidas com as das versões que contêm glúten. A substância contribui para conservar os gases e dar mais consistência às receitas. Com a utilização da goma xantana, molhos, sobremesas, produtos lácteos e pães ficam mais encorpados - e isso só para citar alguns exemplos!

O produto é fonte de fibras, melhorando o funcionamento do aparelho digestivo. Além disso, possui um baixo valor calórico e, por isso, não compromete quem está de dieta. A recomendação geral é que, a cada xícara de farinha, acrescente-se entre meia e uma colher de chá de goma xantana. No entanto, algumas pessoas acabam criando novas combinações e quantidades.

goma xantana em pó

Aprenda a preparar pão sem glúten

Depois de ficar sabendo da função da goma xantana, que tal colocar seu uso em prática? Confira a seguir uma receita de pão sem glúten fofinho e delicioso para deixar o seu café da manhã ainda melhor. Mãos à obra!

Ingredientes:

- 180g de farinha de arroz

- 180g de amido de milho

- ¾ de colher de chá de goma xantana

- ½ colher de chá de sal

- Levedura de pão ou fermento químico

- 90ml de azeite

- 4 a 6 gotas de estévia liquida

- 375ml de água.

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 200 graus. Forre com papel vegetal uma forma para pão e unte com azeite. Misture numa taça todos os ingredientes secos. Mexa muito bem com uma batedeira manual. Em outro recipiente, junte os líquidos e mexa bem.

Aos poucos, adicione o conteúdo sólido ao líquido, poucas colheres de cada vez. Mexa sempre com a batedeira manual para conseguir uma mistura homogénea. Despeje-a na forma e leve ao forno. Em cerca de 40 ou 45 minutos, o pão estará pronto.

Se o aparelho tiver a opção de aquecer só por baixo, deixe assar nessa opção por cerca de 20 minutos e depois acione o módulo de aquecimento por cima e por baixo. Não abra o forno antes de pelo menos 25 minutos.

Você costuma utilizar a goma xantana em suas receitas? Conhece algum outro prato em que ela é utilizada? Compartilhe suas dicas com outros leitores! E aproveite para continuar de olho nas novidades de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
sem glúten
doença celíaca
farinha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ