É Bom Pra Quê?

28/08/2015 07:48 - Atualizado em 24/11/2016 02:02

Gérmen de trigo regula o intestino e fortalece o sistema imunológico

A menor parte do grão de trigo é rica em vitaminas e minerais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O gérmen de trigo, ou seja, o centro da semente de trigo, é altamente nutritivo. Ele contém glúten e não pode ser incluído na dieta de celíacos. Por outro lado, quem não possui essa restrição alimentar pode aproveitar uma extensa lista de benefícios ao organismo.

Fique por dentro das peculiaridades do ingrediente e saiba por que ele pode ser um importante aliado numa alimentação saudável.

germen de trigo numa colher de pau

Conheça os benefícios do gérmen de trigo

Muito presente em produtos diet ou integrais, o gérmen de trigo é rico em ácidos graxos, vitaminas, fibras e minerais como ferro, magnésio e fósforo. Esses nutrientes contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo, ajudam a evitar doenças cardiovasculares e, ainda, garantem músculos e ossos mais fortalecidos.

Saiba Mais
Utilize a farinha de amaranto e consiga receitas mais saudáveis
Freekeh: Conheça os benefícios do trigo verde
Farinha de aveia contribui para uma dieta saudável

A ingestão regular do alimento colabora para um sistema imunológico mais forte, deixando-o pronto para lidar com vírus e bactérias ao qual o corpo fica exposto ao longo dia.

O gérmen de trigo pode ser consumido com frutas e vitaminas, ou em receitas diversas, substituindo a farinha de trigo. No entanto, é preciso estar atento à sua taxa calórica. Apesar de contribuir para o ganho de energia, quando consumido em acesso pode causar aumento de peso.

O ideal é consumi-lo em uma dieta equilibrada e rica, acompanhada de uma rotina de exercícios regulares.

suco de frutas com germen de trigo

Para beber: Suco de laranja especial

Ingredientes:

- Suco de 3 laranjas

- 1 banana-nanica

- 2 colheres de sopa de gérmen de trigo torrado

- 2 colheres de sopa de mel

- ½ xícara de chá de água

- 1 laranja para decorar.

Modo de Preparo:

Higienize as laranjas e a banana. Pique as frutas. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Para decorar, use uma rodela de laranja.

Para comer: Pão de aveia

Ingredientes:

pao de aveia com germen de trigo- 3 xícaras de farinha de trigo integral

- 3 a 4 xícaras de farinha de trigo comum

- 1 xícara de aveia fina

- 2 e ½ colheres de chá de sal

- 2 tabletes de fermento de pão

- ½ xícara de leite em pó

- ¼ de xícara de chá de gérmen de trigo

- 4 colheres de sopa de manteiga

- 2 xícaras de água morna

- ⅓ de xícara de chá de melado.

Modo de preparo

Unte uma forma. Misture três xícaras de farinha integral com três xícaras de farinha de trigo comum. Mexa bem. Adicione duas xícaras dessa mistura numa vasilha grande.

Junte a aveia, o sal, o leite em pó, o gérmen de trigo e a manteiga. Misture a água com o melado e o fermento e acrescente à vasilha. Bata em velocidade média por dois minutos.

Junte meia xícara de mistura de farinhas e bata em alta velocidade por dois minutos. Continue adicionando a mistura de farinha até que a massa esteja macia e maleável. Despeje-a numa superfície polvilhada com farinha comum e sove por dez minutos, até que ela fique elástica.

Se houver necessidade, acrescente mais farinha. Deixe crescer por uma hora. Nesse momento, você pode dividi-la para fazer pães menores. Deixe descansar por mais 45 minutos. Leve ao forno preaquecido em temperatura médica e asse por mais ou menos 40 minutos. Pincele a crosta com manteiga e deixe esfriar.

Pronto para aproveitar os benefícios desse ingrediente? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do trigo
receitas com trigo
intestino
sistema imunológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ