É Bom Pra Quê?

14/10/2015 01:24 - Atualizado em 08/12/2016 04:27

Fruta-pão é aliada contra a úlcera gástrica

O consumo da fruta alivia a sensação de queimação e ainda contribui para o bom funcionamento do intestino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A fruta-pão não é muito conhecida em algumas regiões do Brasil, mas é rica em nutrientes e traz uma série de benefícios para o funcionamento do organismo. Suas propriedades ainda ajudam no tratamento e na prevenção de doenças, garantindo mais saúde e bem-estar para toda a família.

Além de ser consumida in natura, ela também pode ser cozida, assada ou compor várias receitas, tanto doces quanto salgadas. É uma opção diferente e deliciosa para inovar na cozinha, além de proporcionar uma refeição mais saudável e nutritiva.

Benefícios da fruta-pão para a saúde

fruta-paoCom origem na Ásia, a fruta-pão é cultivada em várias regiões tropicais, inclusive no Brasil. A árvore que gera o fruto pode chegar a medir 20 metros de altura e fornece até mesmo materiais para a indústria, como cola e madeira.

A fruta, quando cozida ou assada no fogo, possui uma textura engomada e fragrância que lembra o pão fresco.

O principal nutriente da fruta-pão são os carboidratos, fonte de energia com baixos níveis de gordura e índice glicêmico.

Também é rica em fibras dietéticas, potássio, cálcio e magnésio, além de possuir pequenas quantidades de tiamina, riboflavina, niacina e ferro. Algumas variedades contêm ainda ácido fólico.

A fruta pode servir como remédio natural contra a úlcera gástrica, aliviando a queimação e o mal-estar.

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), esse efeito se deve à frutalina, proteína encontrada na semente do alimento. Ela age como gastroprotetor, ajudando a regular os altos níveis de ácidos estomacais no corpo, grandes responsáveis pela úlcera.

O consumo regular do alimento facilita o trânsito intestinal e faz bem para os ossos, devido à presença de fibras e de cálcio. Além da polpa, outras partes da fruta também possuem benefícios, como as flores, as folhas, as sementes e as raízes. As flores são emolientes e as sementes têm ação tônica para estômago e rins. A raiz trata a diarreia e age contra o reumatismo.

A fruta-pão pode ser consumida in natura, cozida ou assada, compondo pratos deliciosos. Outra opção ainda é usar a farinha da fruta como complemento alimentar. Porém, vale consumir com moderação, pois cada 100 gramas da polpa da fruta possuem 96 calorias.

[[saiba_mais]]

Receita de torta de fruta-pão

Ingredientes da massa:

- 1kg de fruta-pão cozida

- 2 ovos

- 2 colheres de sopa de margarina

- 1 e ½ xícara de chá de leite

- Sal a gosto.

Ingredientes do recheio:

- 300g de carne moída

- 1 tomate picado sem sementes 

- 1 tablete de caldo de carne

- 1 cebola pequena picada

- 2 colheres de óleo

- Salsa e cebolinha a gosto

- 300g de muçarela

- Queijo parmesão ralado para polvilhar.

Modo de Preparo:

Passe a fruta-pão no processador, juntando aos poucos os ovos, a margarina e o leite, até virar uma massa homogênea. Reserve.

Coloque o óleo numa frigideira e refogue a cebola, a carne e o tomate. Junte o caldo de carne dissolvido em meia xícara de água fervente e cozinhe até secar a água.

Despeje metade do creme processado em uma forma refratária untada e, por cima, a carne refogada. Cubra com fatias de muçarela e derrame o restante do creme. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por 25 minutos, até que a torta fique gratinada. Sirva quente.

Gostou da receita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trato intestinal
ácido fólico
glicemia
calorias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ