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16/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 02:33

Fruta goji berry emagrece? Descubra os benefícios

Goji berry emagrece em associação a uma dieta equilibrada e a exercícios.

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Redação

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Periodicamente surge entre os fissurados em saúde um novo alimento, receita, dieta ou elixir que promete efeitos “milagrosos” sobre a saúde e peso das pessoas. Um dos mitos que acabaram se difundindo em uma dessas ondas é de que goji berry emagrece. Vamos descobrir agora quais são os verdadeiros benefícios dessa fruta.

Será que goji berry emagrece mesmo? 

Foto: Shutterstock

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Já sabemos que não há milagres para o emagrecimento rápido, e sim uma conjugação de alimentação adequada e atividades físicas – em suma, levar uma vida equilibrada e saudável. Com esses fatores na conta, podemos chegar à conclusão que a goji berry emagrece se acompanhada de uma dieta balanceada.

A goji berry constitui-se de fruta vermelha bastante apreciada na China, originária da região do Tibete, desembarcando recentemente aqui. Pode ser encontrada principalmente nas suas formas desidratada e em pó, já que importar a sua versão in natura é muito caro. Na China, onde começou a ser cultivada há mais de seis séculos, as folhas da fruta, que é rica em vitaminas e minerais, são utilizadas em chás para aumentar a imunidade.

A vitamina C e o mito de que goji berry emagrece

A história de que a goji berry emagrece surgiu porque, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, cada 100 gramas da fruta tem 2 gramas de vitamina C. Já a mesma quantidade da versão seca contêm 2.500 mg da vitamina – 50 vezes mais do que em uma laranja. O que isso tem a ver com o emagrecimento? Nosso organismo precisa de ao menos 10 mg para queimar gordura naturalmente, mas recomenda-se ingerir 75 mg diários, no caso das mulheres, e 90 para os homens.

Segundo um estudo da Universidade do Arizona, pessoas que não têm níveis adequados de vitamina C no organismo têm uma menor capacidade de queimar gordura em comparação com as que tomaram cápsulas do nutriente. Mas o estudo mostrou que os dois grupos não tiveram diferença significativa de peso no final do estudo. Na realidade, a falta de vitamina C pode prejudicar o trabalho das células, que deixariam de usar a energia de forma eficiente – só que a recíproca não é verdadeira, pois o seu excesso não significa necessariamente perda de peso.

Benefícios da goji berry

Isso tudo não quer dizer que a goji berry não traga benefícios à saúde. A fruta, além de ser carregada em vitamina C, tem um grande potencial antioxidante e é rica em aminoácidos, minerais, carotenoides e ácidos graxos, como o Ômega-3. A fruta promove também a renovação celular, atuando contra o envelhecimento precoce; acelera nosso metabolismo; proporciona energia; regula os níveis hormonais; tem ação anti-inflamatória, reduz o colesterol ruim; colabora com nosso sistema imunológico e aumenta a capacidade de concentração. E como sua composição possui grande quantidade de fibras, o alimento auxilia na sensação de saciedade.

Como se tudo isso já não bastasse, a goji berry ajuda na produção do triptofano, um aminoácido que impulsiona a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, no nosso cérebro, melhorando o humor e o sono e ajudando a reduzir a fadiga e o estresse. Além disso, estudos mostraram que a goji berry foi capaz de aumentar o potencial da vacina antigripal em ratos e melhorar a função plaquetária de pacientes com risco para doenças cardiovasculares.

Goji berry em números

Betacaroteno
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg.
Uma cenoura (100 g) = 4,7 mg.

Fibras
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg.
Uma xícara de chá de feijão (100 g) = 6,4 g.

Índice Glicêmico
Goji berry: 29.
Melancia: 72.

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