É Bom Pra Quê?

09/06/2015 02:23 - Atualizado em 01/12/2016 02:21

Freekeh: Conheça os benefícios do trigo verde

Consumido pelos árabes há pelo menos 4 mil anos, o freekeh é rico em fibras e promove saciedade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele favorece o aumento da saciedade e possui quatro vezes mais fibras quando comparado ao arroz integral. O freekeh também é conhecido como trigo verde, pois é colhido antes do amadurecimento.

Usado pelos árabes há pelo menos 4 mil anos, o freekeh tem se tornado popular no Brasil. Apenas 100 gramas do trigo verde possuem 16,5 gramas de fibras e 12,6 gramas de proteínas. Conheça os benefícios do freekeh e como incluí-lo no cardápio.

Benefícios do freekeh para a saúde

Uma pesquisa realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, e publicada na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2003 apontou que o freekeh possui maior concentração de luteína e zeaxantina, se comparado a outros tipos de trigo. Essas substâncias são carotenoides com função antioxidante, ou seja, protegem o organismo da ação dos radicais livres.

A luteína e a zeaxantina também estão presentes em nossos olhos e têm como função filtrar a luz azul, que pode causar danos aos fotorreceptores da retina. Veja mais benefícios:

- Promove a sensação de saciedade, devido à presença de fibras

- Auxilia no controle glicêmico, sendo benéfico para diabéticos

- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim

- Auxilia no bom funcionamento do intestino, estimulando a proliferação de bactérias boas

- Fornece proteínas importantes para a alimentação de vegetarianos.

freekeh

Como consumir o freekeh

É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais, principalmente naquelas especializadas em artigos vegetarianos. Lojas árabes também comercializam o trigo verde.

O freekeh pode ser usado em saladas, sopas e aperitivos. Você pode misturá-lo a outros grãos e também triturá-lo como farinha para utilizar em receitas de bolo, por exemplo.

Apesar de muito benéfico para a saúde, o consumo do trigo verde não deve ultrapassar os 100 gramas diários. Ele também não é recomendado para quem possui a doença celíaca, pois há glúten em sua composição.

Veja a seguir como preparar uma receita com o freekeh.

Abobrinha recheada com freekeh

Ingredientes:

- 2 abobrinhas médias

- 1 xícara de freekeh

- 2 xícaras de água

- 1 colher de sopa de cebola picada

- 2 dentes de alho picados

- Azeite, sal marinho, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Refogue o alho e cebola no azeite. Adicione o freekeh. Depois, junte a água e o sal. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, corte as abobrinhas em fatias redondas, com pelo menos dois dedos de espessura. Retire as sementes e espalhe-as numa assadeira..

Com o freekeh pronto, recheie as abobrinhas. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Regue com azeite.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 30 minutos. A receita rende entre quatro e seis porções.

Que tal experimentar? Conte o resultado para nós! E aproveite para acompanhar as novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trigo verde
vegetariano
alimentação natural
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ