É Bom Pra Quê?

01/08/2015 02:01 - Atualizado em 10/12/2016 12:38

Fonte de vitaminas! Conheça os benefícios do jambo para a saúde

Rico em cálcio, ferro, fósforo, proteínas e vitaminas, o fruto é uma ótima opção de lanche.

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Redação

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Originário da Ásia, o jambo é muito comum na região Norte do Brasil. O fruto de coloração vermelha-escura, rosa ou branca tem um polpa aromática e um sabor doce delicioso. O alimento, muito popular em receitas típicas, é rico em nutrientes e vitaminas.

A árvore jambeira, que pode atingir até 15 metros de altura, não suporta geadas, por isso o fruto é cultivado em regiões de clima quente e úmido. A época de colheita ocorre de janeiro a maio. O jambo pertence à família Myrtaceae, que inclui frutas como goiaba, pitanga e jabuticaba.

jambo

Conheça 5 benefícios do jambo

Fortalece o sistema imunológico

Um sistema imunológico fortalecido garante mais saúde para o dia a dia. A fim de evitar doenças, o consumo do jambo, aliado a uma vida saudável, contribui para um organismo mais sadio, pois o alimento possui substâncias que atuam diretamente nessa área.

É diurético

Pessoas que sofrem com retenção de líquidos podem encontrar muitos benefícios no jambo. A fruta é um diurético poderoso, contribuindo na eliminação de líquidos e diminuindo o inchaço.

Auxilia na produção de colágeno

O colágeno é responsável pela sustentação da pele e das cartilagens. Logo, para retardar o envelhecimento e garantir uma pele bonita e saudável, estimular a produção de colágeno é muito importante, pois ela tende a diminuir através dos anos. A fruta atua nesse estímulo e ajuda a manter a pele mais firme e jovial.

Combate os radicais livres

Os radicais livres são responsáveis pela formação de células do câncer e combatê-los é essencial para garantir mais saúde para o corpo. Uma das funções do jambo é justamente reduzir esses efeitos, protegendo o organismo.

Tem baixo valor calórico

Está de olho na balança? Pois então pode comemorar, pois o jambo tem um baixo valor calórico. Ideal para acompanhar o seu café da manhã ou lanche entre o almoço e o jantar, ele é rico em fibras e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.

Experimente: Doce de jambo

Ingredientes:

- 10 a 15 jambos maduros

- Açúcar

- Cravo-da-índia.

Modo de Preparo:

Descasque as frutas e reserve as cascas. Retire os caroços e ponha a polpa de molho em água. Cozinhe as cascas com água até que fiquem esbranquiçadas e o líquido, vermelho. Escorra e utilize essa água para a calda, adicionando para cada xícara a mesma quantidade de açúcar.

Leve a calda ao fogo e, quando levantar fervura, acrescente as polpas cortadas em pedaços, deixando cozinhar até que fiquem macias e transparentes. A calda ficará ligeiramente grossa. Adicione cravo-da-índia.

O jambo é popular na sua região? Como você costuma incluí-lo na sua alimentação? Deixe seu comentário! E continue ligado nas dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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nutrição
doce de jambo
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