É Bom Pra Quê?

19/05/2015 12:09 - Atualizado em 15/11/2016 05:44

Fonte da juventude: Confira os benefícios da carambola

A fruta possui antioxidantes e outras substâncias que previnem o envelhecimento precoce da pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A carambola é uma fruta tropical fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, também possui baixo valor calórico, ajudando a diminuir o risco de várias doenças e problemas de saúde.

A fruta possui propriedades que ajudam a combater os radicais livres e inflamações na pele, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo um aspecto jovem e saudável. Pode ser consumida in natura ou fazer parte de sucos e outras receitas.

carambola

Principais benefícios da carambola

A carambola é rica em fitonutrientes e compostos com propriedades antioxidantes. Elas eliminam os radicais livres que causam danos às células e levam ao envelhecimento precoce da pele, dos cabelos e de todo o organismo. O consumo regular da fruta ajuda a atrasar esse processo, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, também contém na sua composição flavonoides e outros antioxidantes que possuem efeitos anti-inflamatórios, podendo ajudar no tratamento contra doenças de pele. Possui ainda alto teor de água, que ajuda a hidratar o corpo, e é fonte de zinco e propriedades antimicrobianas, que previnem acne e outras infecções de pele.

Já nos benefícios para o cabelo, a carambola possui nutrientes que evitam a queda e ajudam a manter o crescimento saudável e forte dos fios. As ações antioxidante e anti-inflamatória, além da vitamina C, protegem o couro cabeludo dos danos causados pelos radicais livres e fortalecem o cabelo.

A polpa e a casca da fruta são fontes de fibras solúveis, que melhoram a digestão, limpando e estimulando o funcionamento do intestino. Também ajudam na redução do colesterol ruim.

Devido à presença das fibras e ao baixo teor de açúcar, a carambola é muito indicada para diabéticos. A grande quantidade de fibras presente na fruta ajuda a minimizar a absorção de açúcar pelo organismo, evitando picos perigosos nos níveis de glicose no sangue.

Também é excelente fonte de vitaminas, como vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. Ela contém uma série de minerais essenciais, como cálcio, magnésio, potássio, zinco, cobre, fósforo e ferro.

Riscos e contraindicações da fruta

A carambola possui grandes quantidades de ácido oxálico e, por isso, o seu consumo não é indicado para pessoas que sofrem de doenças renais. A fruta e seus derivados podem causar complicações em pacientes com insuficiência renal, com problemas nos rins ou submetidos a diálise.

Se uma pessoa não tem doenças nos rins, a substância é filtrada e eliminada pelo organismo sem efeitos prejudiciais. Porém, em indivíduos que possuam problemas como insuficiência renal, ou quando os rins estão sobrecarregados, o organismo não consegue limpar a toxina.

Se chega ao sangue e atinge o cérebro, o ácido oxálico pode provocar sintomas como náuseas, vômitos, confusão mental, soluços e convulsões, podendo até levar ao coma.

Quais são suas frutas favoritas? Deixe um comentário! E não esqueça que sempre tem dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fruta
nutrientes
antioxidantes
envelhecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ