É Bom Pra Quê?

28/09/2015 05:20 - Atualizado em 01/12/2016 03:48

Feijão-verde é fonte de fibras! Confira outros benefícios

Alimento típico do Nordeste garante uma refeição nutritiva e saborosa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O feijão é um alimento tradicional no cardápio do brasileiro. E as opções vão muito além do preto ou do fradinho. O feijão-verde, por exemplo, é uma ótima alternativa para um cardápio mais saudável, devido a suas propriedades nutricionais.

A nutricionista Geórgia Bachi conta que esse alimento faz parte do grupo das leguminosas. Inserido de forma moderada na alimentação, pode ser um poderoso aliado na hora de manter o organismo saudável e fortalecido.

Por que inserir o feijão-verde na alimentação

A especialista explica que, entre os vegetais, ele se destaca pelo teor de proteínas, sendo uma boa opção para as dietas vegetarianas. Porém, o principal benefício é o alto teor de fibras que o ingrediente apresenta, proporcionando mais saciedade durante a refeição e minimizando a vontade de fazer lanchinhos fora de hora.

Ainda, esse tipo de feijão contribui para o emagrecimento e a limpeza de algumas toxinas do corpo. Além disso, a presença de fibras colabora com a melhora do fluxo intestinal.

feijao-verde

Segundo Geórgia, o feijão-verde é bastante comum no Nordeste, onde é consumido em saladas e farofas, ou cozido com água. A forma mais comum de preparo é semelhante à do feijão preto: basta fritar cebola e alho, acrescentar coentro, o feijão, água quente e sal, deixando cozinhar até amaciar o grão.

O caldo não fica tão grosso, então é interessante utilizar pouca água. Ao final, acrescentar azeite de dendê ou manteiga de garrafa proporciona ainda mais sabor para a receita.

Sobre possíveis riscos e restrições, a nutricionista explica que não existem regras específicas. "O feijão-verde deverá ser consumido com moderação. Se desejar adicionar à dieta, vale a regra de consumir no lugar do feijão tradicional. O consumo em excesso irá gerar desconforto abdominal", alerta a especialista.

Receita: Feijão-verde cremoso

Ingredientes:

- 500g de feijão-verde

- ½ cebola

- 4 dentes de alho

- 1 tablete de caldo de galinha

- 1 copo de requeijão

- 100g de queijo coalho cortado em cubinhos

- 1 caixa de creme de leite

- 2 colheres de azeite de oliva

- Cheiro-verde a gosto.

Saiba Mais
Feijão azuki ajuda a controlar hipertensão e diabetes
Prepare 3 receitas com frutas do Nordeste
Use o popular feijão-de-corda nas suas receitas

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão na panela de pressão por aproximadamente dez minutos. Retire do fogo e escorra. Corte a cebola e o alho em pedaços bem pequenos, refogue no azeite de oliva com o tablete de caldo de galinha, acrescente o feijão e misture.

Adicione o requeijão e misture bem. Depois, junte o queijo coalho, o creme de leite e o cheiro-verde. Ajuste o sal, se achar necessário. Essa receita vale como um delicioso e saudável aperitivo.

Que tal inserir o feijão-verde na sua alimentação e variar o cardápio? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
proteínas
vegetarianismo
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ