É Bom Pra Quê?

23/06/2015 12:02 - Atualizado em 07/12/2016 09:27

Feijão azuki ajuda a controlar hipertensão e diabetes

Leguminosa japonesa é uma importante fonte de nutrientes e vem ganhando popularidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Famoso na alimentação dos japoneses, o feijao azuki vem se popularizando na cozinha ocidental. Um dos principais motivos para sua ascensão é a grande quantidade de benefícios à saúde que o alimento oferece.

Mais nutritiva que o feijão convencional, essa leguminosa está conquistando muita gente que busca uma dieta mais saudável. Ela é utilizada tanto em pratos doces quanto em salgados, pelos orientais. Conheça os benefícios do feijão azuki e saiba como inseri-lo na sua alimentação.

feijao azuki

Propriedades nutricionais do feijão azuki

O alimento é um verdadeiro aliado para pessoas com predisposição ao desenvolvimento de pedras nos rins ou na vesícula. Isso porque o feijão azuki oferece propriedades diuréticas, evitando o acúmulo de líquidos no organismo.

Para pacientes que sofrem de pressão alta, a leguminosa também deve ser aposta no cardápio, pois tem propriedades que auxiliam no controle da pressão arterial.

O alimento também regula a glicose no sangue e, por isso, é importantíssimo na dieta de diabéticos. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, potássio, zinco e ferro. Ele contribui para a manutenção do sistema imunológico, garantindo o bom funcionamento do organismo.

Insira o feijão azuki no cardápio

Antes de preparar o feijão azuki, é necessário deixá-lo de molho entre dez e 12 horas. Para cozinhá-lo, o ideal é que seja feito em panela de pressão, garantindo assim um sabor ainda mais acentuado.

Além da feijoada nutricional, é possível fazer diversas variações com a leguminosa. Molhos, acompanhamentos e lanchinhos podem levar feijão azuki na composição, garantindo uma dose extra de nutrientes para o seu dia.

feijao azuki

Receita: Salada quente de feijão azuki

Confira o passo a passo e saboreie uma deliciosa e nutritiva receita com a leguminosa:

Ingredientes:

- 1 xícara de chá e ½ de feijão azuki cozido al dente

- 500g de abóbora cortada em cubos pequenos

- 5 colheres de margarina

- 2 dentes de alho picados

- 1 cebola cortada em cubos pequenos

- 10 talos de nirá picados

- ½ colher de sopa de gengibre picado

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média. Misture a abóbora com duas colheres de sopa de margarina e o sal em uma assadeira pequena. Leve ao forno por 20 minutos.

Aqueça uma panela em fogo médio e derreta a margarina restante. Doure o alho e a cebola e refogue rapidamente o feijão já cozido. Junte a abóbora assada e desligue o fogo. Misture bem o gengibre, passe para uma travessa, polvilhe o nirá picado e sirva.

Pronto para aproveitar todos os benefícios nutricionais do feijão azuki e ainda saborear uma refeição em família? Não deixe de nos contar como o prato ficou! E aproveite para conferir as novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária
nutrientes
cozinha oriental
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ