É Bom Pra Quê?

29/09/2015 08:02 - Atualizado em 02/12/2016 12:12

Farinha de maracujá ajuda a regular o intestino

A farinha pode ser utilizada no preparo de bolos, shakes e panquecas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A farinha de maracujá está na moda e é a nova aliada nas dietas de emagrecimento. As substâncias encontradas no ingrediente ajudam a melhorar a retenção de líquidos e regulam o sistema digestivo, evitando que você exagere nas refeições.

Segundo a nutricionista Marlise Stefani, essa é uma boa aposta para quem sofre com prisão de ventre. Por ser rica em fibras - aproximadamente cinco para cada 100 gramas - a farinha funciona como regulador intestinal, além de proporcionar sensação de saciedade.

“Ela também possui uma boa quantidade de carboidrato, proteínas e potássio, que chega a 0,58 miligramas para cada 100 gramas”, destaca a especialista. Saiba como preparar o produto em casa e conheça mais usos para a farinha de maracujá.

Prepare a sua farinha de maracujá

Para aproveitar os benefícios do ingrediente, basta consumir de uma a duas colheres de sopa por dia. Elas podem ser distribuídas em todas as refeições. “Uma boa receitinha é a banana amassada com aveia e farinha de maracujá. É um bom lanche da tarde para crianças, adultos e idosos”, comenta Marlise.

Apesar de facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos saudáveis, a farinha de maracujá pode ser preparada em casa: com apenas seis unidades da fruta e uma hora de preparo, você transforma a sua alimentação e garante o corpo tão desejado. Veja como fazer.

gelado feito com farinha de maracujá

Junte seis maracujás em um balde com um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe higienizar por 20 minutos. Em seguida, retire as frutas e lave com água abundante. Corte ao meio e retire a polpa com cuidado. Ela pode ser utilizada para o preparo de mousses, sucos e caldas.

Fatie as cascas dos maracujás em pedaços finos. Espalhe sobre uma forma e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos. Quando estiverem sequinhas, retire do forno e espere esfriar. Depois, bata no liquidificador até que formem a farinha. Guarde em um pote hermeticamente fechado.

Saiba Mais
Bolo de maracujá sem açúcar é gostoso e saudável
Farinha de aveia contribui para uma dieta saudável
Utilize a farinha de amaranto e consiga receitas mais saudáveis

Receita: Gelado de abacaxi

Ele é perfeito para os dias de calor. Pode até ser parecido com sorvete, mas não prejudica a dieta. O gelado de abacaxi com farinha de maracujá é uma dica de sobremesa saudável. Confira o passo a passo.

Ingredientes:

- 500ml de água

- 1 xícara de adoçante em pó

- 1 abacaxi sem casca

- 2 pacotes de gelatina em pó sabor abacaxi

- 2 iogurtes desnatados

- 2 colheres de sopa de farinha de maracujá

- 2 colheres de sopa de raspas de limão siciliano

Modo de Preparo:

Corte o abacaxi em cubos. Adicione a água em uma panela de pressão. Dilua o adoçante, feche a panela e deixe o vapor sair. Depois, abra-a com cuidado e acrescente os demais ingredientes, exceto o iogurte. Mexa com cuidado e, então, inclua o último item da receita. Misture mais um pouco e desligue o fogo.

Junte o creme em potinhos e leve para a geladeira. Espere aproximadamente três horas até ficar bem gelado. Por fim, é só aproveitar.

Que achou da receita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do maracujá
dieta
prisão de ventre
receitas saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ