É Bom Pra Quê?

05/03/2016 02:00 - Atualizado em 21/11/2016 11:14

Farinha de feijão-branco ajuda a emagrecer

Rica em cálcio e em fibras, a farinha fortalece os ossos e estimula o metabolismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os grãos já são indicados pelos nutricionistas como elementos importantes na alimentação diária, mas a novidade para algumas pessoas é a farinha de feijão-branco. Trata-se de uma maneira de aproveitar o poder nutricional do ingrediente e ainda emagrecer. Em cerca de 30 dias de uso, é possível perder aproximadamente 4% do próprio peso.

Propriedades da farinha de feijão-branco

A faseolamina é a responsável pela fama que esse ingrediente ganhou. Segundo a nutricionista e blogueira Alice Carniel, esse nutriente é uma proteína capaz de inibir a absorção da glicose ou do amido pelo organismo. Sem absorver esses elementos, o corpo elimina o açúcar como se ele não tivesse sido ingerido.

Como a proteína é capaz de diminuir os níveis de açúcar no organismo, ela também ajuda na prevenção e no controle do diabetes tipo 2. A farinha também é rica em cálcio e, portanto, ajuda a fortalecer e a manter a integridade dos ossos, evitando a osteoporose.

Cada grama de farinha de feijão-branco ingerido é capaz de inibir a absorção de até 20% dos carboidratos de uma refeição. A quantidade é equivalente a uma colher de chá e é a dose indicada pela profissional para o consumo, por um período de 30 dias, cerca de 30 minutos antes do almoço e do jantar.

grãos para fazer farinha de feijão-branco

Essa farinha também é fonte de fibras e, por isso, segundo Alice, garante um emagrecimento tão significativo. Elas são conhecidas pela dificuldade de digestão, o que prolonga o período de saciedade, e também pela capacidade de estimular o funcionamento do intestino, garantindo a eliminação de toxinas e ativando a queima de energia ou gordura.

Porém, conforme a nutricionista, o feijão cru possui toxinas que podem ser prejudiciais à saúde quando ingeridas em grande quantidade, causando diarreias e perda de líquido. Por isso, é preciso consumir a farinha com cuidado, diluindo-a em um copo de água ou de suco para facilitar a ingestão.

Como usar farinha de feijão-branco

Para o preparo da farinha de feijão-branco, Alice indica que é preciso lavar os grãos para eliminar poeira e possíveis resíduos indesejados. Depois disso, o feijão deve ser bem seco, já que a umidade prejudica a textura farinácea. Basta, então, batê-lo no liquidificador até moer, peneirar para retirar pedaços de casca e guardar na geladeira.

Além da ingestão diluída antes das refeições, você também pode optar por utilizar a farinha como ingrediente de receitas caseiras, como pães, bolos e até saladas. A nutricionista ensina, em seu blog, o preparo de uma receita de pão de farinha de feijão-branco. Confira os ingredientes e aprenda a fazer em casa.

Ingredientes:

- 10 colheres de sopa de farinha de trigo

- 3 colheres de sopa de farinha de feijão-branco

- 6 colheres de sopa de água

- 1 colher de café de fermento biológico seco

- 1 pitada de sal

- 1 pitada de açúcar.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos e adicione a água. Mexa até que forme uma massa lisa e homogênea. Despeje o conteúdo em uma forma e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até que a ação do fermento faça a massa crescer.

Com a mistura crescida, separe pequenas quantidades e enrole até que formem bolinhas. Distribua-as em uma forma, pincelando com azeite de olivaAntes de levar ao forno, faça recortes em “X” no centro de cada bolinha. Asse por 15 minutos em temperatura de 180 graus Celsius.

Conhece outras receitas? Compartilhe nos comentários! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir nossas novidades de saúde e nutrição.

TAGS
nutrição
fibras
cálcio
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ