É Bom Pra Quê?

06/06/2015 01:43 - Atualizado em 04/12/2016 11:33

Farinha de aveia contribui para uma dieta saudável

Ela ajuda a combater problemas de prisão de ventre e garante saciedade.

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Redação

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Que a aveia é saudável, todo mundo já ouviu falar. Mas você sabia que o alimento ajuda a combater o colesterol e pode ser facilmente incluído na restrita dieta celíaca? Pois é, se você consumir de duas a três colheres de sopa por dia, pode aproveitar os benefícios dos flocos, do farelo ou da farinha de aveia. Veja quais são eles e como prepará-la.

farinha de aveia

Benefícios da farinha de aveia

Intestino em dia

Por conter fibras solúveis, a aveia ajuda a combater os terríveis problemas de prisão de ventre.

Saciedade por mais tempo

Quando combinada ao alto consumo de água, a aveia vira um gel volumoso e úmido no organismo, diminuindo aquela vontade de comer o tempo todo.

Imunidade alta

A fibra betaglucana aumenta a imunidade e ajuda a combater infecções.

Colesterol baixo

O Dr. James W. Anderson, professor de medicina e nutrição clínica da University of Kentucky College of Medicine, nos Estados Unidos, pesquisou durante 15 anos as constatações da Food and Drug Administration (FDA), que em 1997 revelou a ligação entre a aveia e o colesterol.

De acordo com Anderson, os resultados comprovaram a veracidade dos dados descobertos na década de 1990. O nível de colesterol total é realmente diminuído com uma alimentação com aveia no cardápio. O estudo também descobriu que o LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”, é reduzido sem trazer alterações para o HDL, chamado de “colesterol bom”.

Sem glúten

A aveia é totalmente segura para os celíacos. Ao contrário do trigo, da cevada e do centeio, ela não apresenta glúten, sendo um ótimo substituto para esses grãos. As aveninas presentes na aveia são proteínas aceitas pela maioria dos celíacos.

Faça farinha de aveia caseira

Ela pode ser encontrada industrializada, mas também dá para fazer farinha de aveia em casa. Para preparar, você precisa apenas de duas xícaras de aveia em flocos, um liquidificador e uma peneira.

Bata a aveia no liquidificador por aproximadamente dez minutos. Quando estiver pronto, peneire e guarde em um saco com vedação. Cuide para sempre manter a farinha de aveia em uma embalagem fechada. Assim, você elimina riscos de contaminação por fungos, por exemplo.

farinha de aveia

Tipos de aveia

A aveia em flocos tem os grãos prensados. Dessa maneira, os nutrientes permanecem no grão. Ela combina com frutas cortadinhas e iogurte.

O farelo de aveia é preparado a partir da camada externa do grão. Contém maior quantidade de fibras solúveis e pode ser usado no preparo de pães.

Já a farinha de aveia é retirada da parte interna do grão. É o tipo de aveia que menos contém quantidade de fibras. Vai bem com bolos e panquecas.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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fibras
saciedade
sem glúten
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