É Bom Pra Quê?

21/08/2014 06:26 - Atualizado em 08/12/2016 09:20

Farinha de amora é poderoso antioxidante e favorece perda de peso

Uso da farinha de amora tem diversos benefícios à saúde e à forma física.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das novas sensações de quem busca qualidade de vida e perda de peso é a aposta nos benefícios da farinha de amora. O produto vem ganhando destaque por contribuir para a perda de peso por ser rico em fibras solúveis.

Além disso, essa farinha contém ação antioxidante por ser rica em antocianinas, substâncias que agem combatendo os radicais livres do organismo e assim previnem o envelhecimento e doenças como o Alzheimer e doenças cardiovasculares. A amora e a sua farinha possuem praticamente os mesmos nutrientes: o ferro, que contribui para prevenir anemia, e o cálcio, importante para a saúde dos ossos e dentes.

farinha-de-amora

Entre os benefícios apontados para que opta pelo uso da farinha de amora, é possível destacar a saciedade que o produto causa por ser rica em pectinas, fibras capazes de inchar no estomago e gerar uma sensação de saciedade com uma quantidade menor do que a geralmente ingerida.

Contudo esse efeito ocorre com o contato da fibra com a água, sendo importante acrescentar cerca de dois litros juntamente com a farinha. Além disso, a pectina impede que a gordura seja absorvida pelo organismo, outra função que auxilia no emagrecimento. Esse controle de gordura reflete diretamente nos níveis de colesterol ruim que é diminuído devido à ação da farinha.

Farinha de amora ajuda na prisão de ventre

Se você sofre com problemas de prisão de ventre, saiba que a ação da pectina encontrada na farinha de amora acelera os movimentos intestinais que eliminam o bolo intestinal do lugar. Esta fibra solúvel forma uma espécie de gel, o que facilita a movimentação do bolo pelo canal intestinal.

No entanto, não é apenas a pectina que é o trunfo da farinha de amora. O produto também é rico em flavanóides, substância com ação antioxidante que ajuda a prevenir a formação de radicais livres, bem como combater o envelhecimento celular, protege o sistema cardiovascular e melhora a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajudando até mesmo a atenuar a celulite.

Alimentação equilibrada com farinha de amora

Para obter esses benefícios, é importante ter em mente de que uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios pode ser de grande eficiência. Além disso, a quantidade recomendada de consumo da farinha de amora fica entre 25 e 50 gramas por dia, o que representa uma ou duas colheres do produto. Seu preparo pode ser feito por meio da combinação da farinha com uma variada gama de alimentos.

Devido ao seu sabor adocicado, o indicado é incorporá-la aos doces. Uma boa dica de consumo é acrescentar a farinha em bolos e sobremesas. Outra boa pedida está na mistura com bebidas como suco, vitaminas e até mesmo iogurte.

Levando em conta que a farinha de amora não possui muitas proteínas ou gorduras, combine-a com o iogurte desnatado, fonte de cálcio e proteínas, e uma colher de sopa de oleaginosas, ricas em gorduras saudáveis. Assim você consegue desfrutar dos benefícios da farinha sem precisar deixar de comer coisas gostosas.

E você, já experimentou a farinha de amora? Compartilhe suas receitas nos comentários.

TAGS
perda de peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ