É Bom Pra Quê?

17/02/2016 04:00 - Atualizado em 02/12/2016 01:58

Erva assa-peixe é um ótimo remédio natural

A planta pode ser usada em chás e xaropes para diminuir crises de tosse.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Encontrada principalmente nas beiras de estradas, nos esgotos e nos terrenos baldios, o assa-peixe é uma planta que surpreendentemente age como remédio natural. Capazes de auxiliar no tratamento de infecções respiratórias, dores musculares e gripes, as folhas ajudam a manter a saúde em dia e a imunidade fortalecida.

Com nome científico de Vernonia polysphaera, a erva pode chegar a três metros de altura e ser cultivada em grandes plantações. Ela também é conhecida como cambará-guaçu, cambará-branco e chamarrita em diversas regiões do Brasil.

Quando usar o assa-peixe

O consumo pode ser efetivo em casos de gripe, contusões, hemorroidas, infecções uterinas, dores no peito, dores nas costas, dores musculares, tosse, bronquite, pneumonia e outras doenças. As folhas e as raízes têm propriedades balsâmicas, expectorantes, fortificantes e diuréticas, sendo também uma boa opção para quem tem pedras nos rins.

mulher toma chá de assa-peixe

Como preparar o assa-peixe

Você pode utilizar a erva de quatro formas: como chá, bebida expectorante, elixir para a pele ou xarope. Confira como deve ser o preparo em cada caso.

Chá

Aqueça um litro de água. Deixe ferver e acrescente seis folhas picadas de assa-peixe. Aguarde dez minutos. Beba uma xícara da infusão por dia.

Bebida expectorante

Misture duas folhas da planta, uma xícara de água fervente e uma colher de mel. Beba de uma a duas porções por dia.

Elixir para a pele

Junte uma xícara de água e três folhas picadas em uma panela. Ferva por cinco minutos. Aguarde esfriar e coe. Molhe um pano e aplique sobre a região dolorida.

Xarope

Ferva duas folhas de assa-peixe picadas e uma xícara de chá de água por cinco minutos. Desligue o fogo e coe. Aguarde esfriar e acrescente uma xícara de café de mel. Misture bem e guarde em uma garrafa. Uma colher de sopa, de duas a três vezes ao dia, é o suficiente.

O consumo da erva é seguro, desde que liberado pelo seu médico. Assim como qualquer outro medicamento natural, o assa-peixe pode ter efeitos variados, conforme a maneira como for utilizado e de acordo com o organismo de cada pessoa. O uso indiscriminado de qualquer substância pode levar a alergias, infecções intestinais e intoxicações.

Se você quiser aproveitar todos os benefícios da planta de maneira segura, pode procurar o mel das abelhas que a utilizem como alimento. Essa opção docinha e saborosa não traz riscos à saúde. Converse com seu nutricionista e veja como adicionar essa opção à dieta.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
expectorante
diurético
chá
xarope natural

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ