É Bom Pra Quê?

08/07/2015 07:08 - Atualizado em 07/12/2016 03:25

Do chá à bala: Explore os benefícios do funcho

Especiaria é rica em nutrientes importantes para o intestino, aliviando o acúmulo de gases.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já deve ao menos ter provado uma bala de funcho, não é mesmo? A especiaria, também conhecida como erva-doce e anis, é uma poderosa aliada na hora para manter o organismo mais saudável.

O aroma marcante é acompanhado por uma série de benefícios, quando o ingrediente é inserido na alimentação. Do chá a uma receita especial, o funcho é muito popular na cozinha mediterrânea. Que tal aprender como aproveitá-lo no seu cardápio?

funcho

A erva é rica em vitaminas A e C, antioxidantes poderosos na proteção do corpo contra os radicais livres, que podem interferir no bom funcionamento das células do organismo. Além disso, o funcho também possui fibras, um carboidrato importante para regular o intestino, além de diminuir o risco de doenças como diabetes, constipação ou problemas cardíacos.

Para quem sofre com o acúmulo de gases, causando desconforto abdominal, o funcho contribui para aliviar a flatulência e o inchaço.

Outro uso muito popular da especiaria é para estimular o apetite. A erva também possui efeito calmante e, por isso, é muito utilizada por indivíduos que apresentem problemas de ansiedade ou insônia.

Como inserir o funcho na dieta

O consumo do funcho vai muito além do chazinho - que também é uma delícia! Com um pouco de criatividade, é possível utilizar a especiaria na gastronomia, de maneira saborosa e nutritiva.

As sementes, o caule e as folhas do funcho podem ser consumidos, por isso é possível utilizá-lo no preparo de carnes vermelhas, peixes, omeletes, molhos, saladas e muito mais. Quando utilizada em alimentos gordurosos, por exemplo, a erva contribui para potencializar a digestão e evitar a sensação de peso.

Apostar no alimento para variar o cardápio é uma ótima opção para aproveitar todos os benefícios da planta e, ainda, deixar os seus pratos ainda mais elaborados.

Experimente: Salada de funcho e azeitonas

Depois de ficar por dentro dos benefícios do funcho, que tal aprender uma receita deliciosa da cozinha mediterrânea? Surpreenda a família e os amigos com essa maravilha.

Ingredientes da Salada:

- 2 bulbos de funcho

- Azeitonas pretas

- Pimenta malagueta em pó

- Salsinha moída

- Suco de limão

- Azeite

- Sal marinho.

Ingredientes do Molho:

- 1 colher de sopa de suco de limão

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva.

funcho

Modo de Preparo:

Retire a base do bulbo e elimine as folhas externas. Reserve-as para decoração. Lave os bulbos com água fria e corte em lâminas finas. Espalhe-as num prato prato e jogue as azeitonas em cima.

Para o molho, misture os ingredientes até formar uma emulsão. Tempere com sal e uma pitada de pimenta. Adicione a salsinha e derrame o molho sobre o prato.

Prontos para aproveitar todos os nutrientes dessa especiaria e deixar o seu cardápio diário ainda mais saboroso? Conhece outra receita? Não deixe de nos contar! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
salada
erva-doce
anis
antioxidante

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ