É Bom Pra Quê?

29/07/2015 12:05 - Atualizado em 05/12/2016 09:39

Detox e diurético: Conheça os benefícios do rabanete

A raiz pode ser uma ótima aliada para a perda de peso, pois tem poucas calorias e baixo índice glicêmico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com um sabor levemente picante, o rabanete é consumido em saladas e também pode dar um gostinho especial para outros pratos. Além disso, possui uma série de propriedades medicinais que trazem benefícios para a saúde.

A raiz é desintoxicante, diurética, rica em fibras, pobre em calorias e possui baixo índice glicêmico, tornando-se uma ótima aliada para as dietas de emagrecimento. O seu consumo regular também melhora o funcionamento de todo o organismo.

Principais benefícios do rabanete

O rabanete é rico em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e o fósforo. Também possui dois tipos de antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, melhorando, assim, a saúde do coração e diminuindo os riscos de doenças e de outros problemas cardíacos.

rabanete

As fibras melhoram o funcionamento do intestino e estimulam a produção de bile, mantendo um nível saudável da substância, que é benéfica para a digestão, para o fígado e para a vesícula biliar. O rabanete também possui uma enzima chamada diatase, que ajuda na digestão dos amidos.

A raiz é considerada um alimento diurético, aumentando a produção de urina e eliminando a retenção de líquidos do organismo. Além disso, ajuda nas funções renal e hepática, podendo contribuir para o tratamento de problemas urinários. Também possui função desintoxicante e, devido à grande quantidade de potássio, ajuda a regular a pressão arterial.

O rabanete contém baixo índice glicêmico, tendo pouco impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Com isso, o consumo é liberado para diabéticos, que não precisam se preocupar com os seus níveis de insulina.

Por conter baixíssimas quantidades calóricas - 100 gramas têm apenas 20 calorias -, os rabanetes podem ser consumidos em dietas restritivas, sendo uma boa opção para quem quer perder peso. Além disso, abundam em vitamina C, zinco e fósforo, que agem diretamente na saúde da pele, mantendo um aspecto bonito e evitando erupções cutâneas e ressecamento.

Receita de salada de rabanete com molho

As raízes podem ser consumidas de várias maneiras. A principal delas é de forma crua, cortada em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Para algumas pessoas, isso pode causar distensão abdominal e flatulência. Nessas situações, o consumo deve ser moderado, em pequenas porções.

A única contraindicação é para aqueles que possuem pedras na vesícula biliar, devendo reduzir o consumo ao mínimo possível. Caso contrário, bom apetite!

Ingredientes da Salada:

- 2 cenouras

- ½ pepino

- 1 rabanete grande

Ingredientes do Molho:

- 1 colher de sopa de cebola picada

- 2 colheres de sopa de cebolinha picada

- 3 colheres de sopa de salsinha picada

- Suco de 2 limões

- ¼ de xícara de chá de azeite

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Para preparar a salada, rale a cenoura e o rabanete. Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Misture bem os ingredientes do molho e despeje sobre os vegetais.

Conhece outra maneira de preparar rabanete? Conte para nós! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de nutrição e saúde.

TAGS
colesterol
coração
saúde da pele
trato intestinal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ