É Bom Pra Quê?

23/08/2015 04:37 - Atualizado em 10/11/2016 10:32

Descubra o potencial do chá vermelho para sua dieta

A bebida é famosa por ser desintoxicante e acelerar o metabolismo.

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Redação

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O chá vermelho está ganhando destaque entre quem busca alternativas que contribuam para a perda de peso. Ele é extraído da planta Camellia sinensis, a mesma da qual o chá verde e o branco são originários. Essa bebida tem os benefícios potencializados devido ao seu longo processo de maturação

A sua popularidade se deve por ter sido apontada como grande aliada nas dietas para emagrecimento, pois acelera o metabolismo, facilita a digestão e é desintoxicante. Confira outros benefícios.

cha vermelho

Conheça as propriedades do chá vermelho

Ainda faltam estudos conclusivos sobre os benefícios reais desse chá no organismo humano. No entanto, algumas pesquisas já apontam as vantagens da bebida. Confira:

- O chá vermelho está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Um teste feito em 2013 revelou que o chá pode prevenir as células da oxidação, diminuir os níveis de colesterol e impedir a peroxidação dos lipídeos.

- Acredita-se, também, que o chá vermelho possa ter um efeito benéfico na aceleração do metabolismo e na perda de peso. Segundo um estudo publicado em 2013, ele afeta os níveis de lípideos no sangue de ratos, o que pode indicar que faça o mesmo com o organismo humano.

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- Além disso, uma pesquisa publicada pelo Asian Pacific Journal of Cancer Prevention aponta o chá como um possível aliado na prevenção de variados tipos de câncer, pela sua ação antioxidante.

- A bebida também está se tornando famosa pela ação antidepressiva, embora isso ainda não esteja comprovado cientificamente. Além disso, é rica em vitamina C e sais minerais, nutrientes que colaboram para um organismo mais saudável. O consumo ideal é de no máximo quatro xícaras por dia.

Lembre-se de evitar o consumo à noite, pois pode provocar insônia, por consequência da cafeína.

Aprecie com moderação

Os chás podem ser bastante benéficos para o organismo. No entanto, o consumo deve ser feito com moderação. O chá vermelho não deve substituir qualquer refeição, pois possui uma quantidade incompleta de nutrientes e não fornece a energia necessária para manter o corpo equilibrado.

Uma alimentação pobre em vitaminas e minerais pode causar diversos problemas, desde fadiga, indisposição ou falta de concentração até quadros de anemia severa. Resumindo, qualquer chá deve estar inserido numa dieta equilibrada.

cha vermelho com canela e macaExperimente: Suco de maçã com chá vermelho

Ingredientes:

- 1 colher de sobremesa de chá vermelho solúvel

- 1 maçã com casca cortada em cubos

- 1 pera com casca cortada em cubos

- 2 colheres de chá de levedo de cerveja

- 1 colher de chá de mel.

Modo de Preparo:

Ferva uma xícara de chá de água, retire do fogo e acrescente o chá. Tampe a panela e deixe em infusão por cinco minutos.

Bata no liquidificador com os demais ingredientes. Se necessário, acrescente mais água.

Que tal adicionar esse chá ao cardápio hoje mesmo? Não deixe de comentar sobre os seus resultados! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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