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20/07/2015 02:04 - Atualizado em 06/10/2016 06:16

Descubra a importância dos alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D é encontrada basicamente em produtos de origem animal.

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Redação

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Você já deve ter ouvido falar que a exposição ao sol, resguardados todos os cuidados com a radiação ultravioleta, faz bem para a saúde. Isso porque o sol ajuda o organismo a sintetizar a vitamina D, que aumenta a absorção intestinal de cálcio, essencial para a saúde dos ossos. Mas qual serão os alimentos ricos em vitamina D?

A substância também tem a finalidade de regular a pressão arterial e prevenir doenças autoimunes. “Algumas dessas doenças, como artrite reumatoide, doença de Crohn, esclerose múltipla e diabetes tipo 1, foram associadas a um estado nutricional inadequado de vitamina D”, observa a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

alimentos ricos em vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D são de origem animal

Conforme a especialista, fígado, carne bovina, ovos - principalmente a gema -, laticínios - como leite, queijo e manteiga - e alguns peixes de água salgada - arenque, salmão, atum e sardinha - são alimentos ricos em vitamina D.

“Porém, devido à baixa exposição ao sol, a maioria das pessoas é deficiente nessa vitamina, de modo que a suplementação se faz necessária”, explica Renata.

A exposição ao sol tende a ser menor na primeira infância e na terceira idade. Por isso, pessoas nessas faixas etárias devem ter atenção redobrada com o consumo de alimentos ricos em vitamina D.

De acordo com a Sociedade Americana de Endocrinologia, a necessidade diária de vitamina D para adultos vai de 1,5 mil a 2 mil Unidades Internacionais (UI), enquanto crianças e adolescentes precisam de 600 a 1 mil UI e bebês até um ano de vida precisam de 400 a 1 mil UI.

Segundo Renata, muitos médicos costumam suplementar a vitamina D logo nos primeiros meses de vida dos bebês como fator preventivo, já que o leite materno é pobre nessa substância e a exposição à luz solar nessa fase deve ser mínima.

Saiba qual a proporção de vitamina D em cada alimento

Além do consumo diário de alimentos ricos em vitamina D, a exposição à luz do sol é necessária para manter bons níveis da substância no organismo de forma natural. A recomendação é tomar sol pelo menos duas vezes por semana, por um período de cinco a 30 minutos, de preferência com braços e pernas descobertos.

Fatores como estação do ano, latitude e pigmentação da pele podem interferir na síntese de vitamina D.

Abaixo, confira a proporção da substância encontrada em alimentos ricos em vitamina D:

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cálcio
exposição ao sol
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