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24/04/2015 05:17 - Atualizado em 01/12/2016 06:43

Descubra 6 motivos para incluir as oleaginosas na dieta

Ricas em vitaminas e nutrientes, as sementes fortalecem o sistema imunológico e combatem doenças.

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Redação

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Consumir regularmente as sementes chamadas de oleaginosas traz diversos benefícios para o funcionamento do organismo. As principais são castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas, macadâmia, pistache e amendoim.

Apesar de possuírem muitas calorias, esses alimentos apresentam uma grande concentração de vitaminas e nutrientes, além de gorduras boas. Por isso, elas têm propriedades antioxidantes, que protegem o corpo, e são indicadas para consumo diário.

oleaginosas

Saiba por que consumir as oleaginosas

1. São ricas em nutrientes

As oleaginosas contêm proteínas, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês. Possuem também antioxidantes, que combatem as inflamações do organismo e fortalecem o sistema imunológico, ajudando as células a funcionarem melhor e não acumularem gordura.

2. Evitam doenças cardiovasculares

As sementes são responsáveis por reduzir as concentrações sanguíneas de LDL e triglicerídeos, além de aumentar a concentração da HDL e controlar a pressão arterial. Por isso, o consumo está associado ao aumento da longevidade e ao menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Ajudam no emagrecimento

São ótimas aliadas no controle e na perda de peso, ajudando a reduzir a gordura abdominal, pois agem na redução da concentração do hormônio cortisol, o que colabora para o controle de peso. Além disso, as oleaginosas proporcionam maior sensação de saciedade e melhoram o humor e a tensão pré-menstrual, devido ao magnésio.

4. Previnem o envelhecimento precoce

As sementes são alimentos que auxiliam na inativação de radicais livres, devido ao selênio, que está presente na principal enzima responsável por essa função. Com isso, são importantes para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, além de retardar o processo de envelhecimento geral do organismo.

5. Auxiliam no controle de diabetes

O consumo desses alimentos também traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 2, pois aumentam a sensibilidade à ação da insulina, diminuem os níveis de mau colesterol e ajudam a melhorar o controle do açúcar no sangue.

6. São fáceis de consumir

Outra vantagem das oleaginosas é a facilidade de consumo. Elas são ótimas opções de lanche entre as principais refeições, pois são práticas para levar ao trabalho e evitam a fome fora de hora.

Como incluir as oleaginosas na dieta

Mesmo possuindo muitas vitaminas e nutrientes, as oleaginosas também são calóricas e devem ser consumidas com moderação. Cometer excessos pode acabar causando o efeito contrário para quem quer emagrecer, contribuindo para o ganho de peso. A maneira correta de consumir as sementes é em pequenas quantidades.

A ingestão indicada é de 20% das calorias diárias na forma de oleaginosas, ou seja, cerca de 60g. A dica é comer porções pequenas de um ou dois tipos das sementes como lanche, nos intervalos das refeições, ou ainda em preparações quentes, saladas ou farofas, por exemplo. Também é possível adicioná-las a vitaminas ou sucos de frutas.

Qual sua semente favorita? Comente aqui! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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