É Bom Pra Quê?

08/07/2015 04:08 - Atualizado em 04/12/2016 09:39

Descubra 6 motivos para consumir nectarina

A fruta é fonte de antioxidantes e garante benefícios para todo o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está procurando uma opção saudável para consumir nos intervalos entre as refeições ou incluir em receitas? Então a nectarina pode ser a pedida certa! Rica em antioxidantes, a fruta contém vitaminas A, B3 e C, além de potássio, fibras e outros nutrientes.

Fora todos os benefícios para o funcionamento do organismo, o alimento ainda possui poucas calorias. Motivos para consumir a fruta não faltam. Saiba mais.

nectarina

Conheça os benefícios da nectarina

1. Fortalece o sistema imunológico

A nectarina possui grande quantidade de antioxidantes - como polifenóis -, vitamina C e carotenoides - como betacaroteno e criptoxantina -, que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Com isso, fortalece o sistema imunológico e o mecanismo de defesa do corpo, combatendo doenças e outros problemas.

2. Melhora a pele

A fruta também ajuda a manter a saúde e a beleza da pele. Os antioxidantes presentes no alimento previnem o envelhecimento precoce, exercem ação protetora contra os danos causados pela exposição a radiações UV e contribuem para a produção de colágeno, ajudando a manter a cútis firme e com aspecto jovem.

3. Faz bem para os olhos

A nectarina contém luteína, um nutriente que estimula a saúde dos olhos e ajuda a reduzir o risco de doenças que surgem com a degeneração da visão. Ajuda na prevenção contra catarata, cegueira e xeroftalmia (ressecamento conjuntivo).

4. Auxilia no funcionamento do intestino

As fibras alimentares também fazem parte da composição da fruta, estimulando a absorção de água, regulando o trânsito intestinal e prevenindo problemas como constipação, gastrite, prisão de ventre e úlceras. Ainda, reduzem o risco de câncer de cólon, pois eliminam as toxinas e evitam que elas se prendam nas paredes do órgão.

5. Ajuda a perder peso

A nectarina também pode ser uma boa alidada para quem está no processo de emagrecimento. Além de melhorar o funcionamento do intestino e eliminar as impurezas do organismo, as fibras também promovem sensação de saciedade por mais tempo, evitando a fome fora de hora.

6. Protege o coração

O consumo regular de frutas com caroço, como nectarinas, ajuda na manutenção cardiovascular. Devido à presença de antioxidantes e de pectina, elas ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, impedindo também o endurecimento das artérias. Com isso, estimulam a circulação sanguínea adequada.

Como incluir na alimentação

A nectarina pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, ou ainda como ingrediente de sobremesas, tortas, bolos e até mesmo sorvetes. Cada 100g da fruta possuem 50 calorias, sendo que uma unidade média contém aproximadamente 60g.

Com isso, ela pode ser consumida à vontade por quem está controlando a ingestão de calorias e querendo perder peso. Não existem riscos ou contraindicações para o consumo da fruta.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
antioxidante
coração
pele
olhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ