É Bom Pra Quê?

06/12/2015 07:26 - Atualizado em 19/11/2016 06:14

Descubra 5 benefícios da graviola para a saúde

Rica em vitaminas e minerais, a fruta ajuda a controlar o peso e a fortalecer os músculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A graviola é uma fruta nativa de regiões tropicais, principalmente da América Central, do sul e do sudeste asiático. Com um formato oval ou que lembra um coração, pode chegar a pesar até oito quilos. Também é muito nutritiva, sendo utilizada como remédio natural para doenças como infecções, febres, problemas digestivos, diarreia, pressão alta e diabetes.

Com sabor ácido e adocicado, ela apresenta várias formas de consumo e pode ser utilizada in natura ou em sucos, sorvetes, geleias, doces e bebidas. Saiba mais sobre os benefícios da fruta e confira uma receita de mousse.

graviola

Principais benefícios da graviola

1. Ajuda a controlar do peso

O alto teor de fibras da graviola torna a fruta uma poderosa aliada no controle do peso. As substâncias retêm água no interior do trato gastrointestinal, provocando sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, se ingeridas com outros alimentos, elas ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição. 

2. Fortalece os músculos

A graviola também possui consideráveis níveis de potássio, um micronutriente com função importante nos mecanismos bioquímicos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. Por esse motivo, proporciona eficiência no movimento dos músculos esqueléticos, melhorando o desempenho nas atividades físicas e evitando problemas como fadiga e cãibras.

3. Protege os ossos

A fruta é fonte de cálcio e fósforo, essenciais na formação e na manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso, fornece também zinco, que trabalha ajudando a vitamina D na fixação do cálcio e de outros minerais necessários para formação de tecido ósseo.

4. Age como diurético

Mais de 82% do peso da fruta é composto por água, o que, aliado à presença de sais minerais como magnésio e potássio, ajuda na eliminação de líquidos. Devida a isso, o suco é uma excelente fonte de hidratação e pode auxiliar pessoas que tenham dificuldade para tomar as quantidades recomendadas de água diariamente.

5. Mantém a pele saudável

A vitamina C e outros agentes antioxidantes encontrados na graviola, como polifenóis, saponinas e flavonoides, auxiliam na hidratação e na prevenção do envelhecimento precoce. Os nutrientes agem eliminando radicais livres e estimulando a produção de colágeno e elastina, que promovem uma pele saudável, livre de manchas e dos sinais da idade.

Saiba Mais
Creme de manga é sobremesa leve e refrescante
Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica
Conheça mais sobre os benefícios do araçá

Receita de mousse de graviola

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 2 copos de polpa de graviola

- 1 envelope de gelatina incolor

- 200g de ameixa sem caroço

- ½ xícara de chá de água

- 1 xícara de chá de açúcar.

Modo de Preparo:

Coloque cinco colheres de sopa de água em um recipiente e polvilhe a gelatina em pó. Espere cinco minutos e leve ao micro-ondas por 15 segundos. Depois, bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a polpa da fruta e a gelatina dissolvida.

Unte uma forma com óleo, passe água na forma untada e, com o recipiente ainda úmido, despeje a mousse. Leve à geladeira por quatro horas.

Enquanto isso, prepare a calda batendo metade da ameixa no liquidificador com a água. Transfira para uma panela, junte o açúcar e leve ao fogo até apurar e engrossar um pouco. Junte o restante das ameixas inteiras e desligue. Desenforme a mousse e derrame a calda por cima. Está pronta para servir.

Que achou da receita? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
vitamina c
emagrecimento
envelhecimento precoce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ