É Bom Pra Quê?

24/12/2015 06:00 - Atualizado em 04/12/2016 08:15

Descubra 4 motivos para não jogar a casca de ovo fora

Rica em cálcio, a casca de ovo alimenta e serve de adubo para hortas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que a casca de ovo não precisa ser descartada no lixo? Existem várias alternativas para utilizá-la, tornando-a muito útil para a vida cotidiana e até mesmo para aumentar o valor nutricional da alimentação.

Isso mesmo: a casca também pode ser consumidaEla possui carbonato de cálcio, o principal ingrediente de alguns antiácidos. Cada casca de tamanho médio contém aproximadamente 800 miligramas de cálcio. Além disso, possui poros que permitem receber oxigênio e liberar o dióxido de carbono e a umidade.

casca de ovo

Como usar a casca de ovo

1. Melhora o sabor do café

A casca de ovo, fervida no café, ajuda a reduzir o sabor amargo e a acidez. Duas substâncias presentes nos grãos de café - o ácido clorogênico e o fenil indane - provocam acidez, que pode atacar estômagos mais sensíveis. Devido ao pH alcalino das cascas do ovo, é possível neutralizar esse efeito.

2. Elimina as pragas do jardim

Para impedir que lesmas, caracóis e lagartas ataquem as plantas e as flores, basta espalhar cascas esmagadas na terra, ao redor das mudas. Além de evitar que os animais de corpo mole passem pelos pedaços afiados, as casquinhas também ajudam a mudar o índice de acidez do solo, tornando-o mais alcalino e afastando os bichinhos.

3. Aumenta o valor nutricional da refeição

Com grande concentração de cálcio, a casca de ovo pode ser consumida para potencializar o valor nutricional. Basta esmagá-la e triturá-la, acrescentando-a a sopas, sobremesas, molhos e saladas. O sabor do prato não é alterado.

4. Serve de adubo para a horta

A compostagem, que é a decomposição de resíduos orgânicos transformados em nutrientes para a terra, é um dos melhores métodos para adubar a horta e também para reduzir o lixo doméstico. Além de restos de vegetais e legumes crus, a casca de ovo também pode ser utilizada para esse fim, contribuindo com cálcio e outros minerais.

Saiba Mais
Conheça 5 benefícios do gengibre para a saúde e beleza
Mais que um tempero: Salsinha ajuda a prevenir derrames
Aproveite os benefícios do azeite de oliva na sua dieta

Cuidados e contraindicações

Para aproveitar os benefícios da casca de ovo sem problemas, é preciso ter alguns cuidados, principalmente na hora de consumi-la.

Um dos principais perigos do ovo é a bactéria salmonella, que invade o sistema imunológico e altera o funcionamento do organismo, principalmente do intestino, do fígado e dos rins. Ela provoca sintomas de intoxicação como náuseas, dores abdominais, diarreia, febre, vômitos e dores na cabeça.

A salmonella pode ser encontrada na casca ou no ovo cru, que não apresenta qualquer sinal de contaminação. Por isso, é preciso fazer a higienização do alimento antes de consumi-lo, cuidando também com o manuseio nas preparações e no contato com outros ingredientes.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de alimentação e saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
compostagem
cálcio
adubo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ