É Bom Pra Quê?

30/11/2015 07:14 - Atualizado em 04/12/2016 01:50

Delicie-se com o cupuaçu e aproveite 4 benefícios

A fruta é rica em vitaminas e minerais, mantendo a saúde do coração e prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

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Redação

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O cupuaçu é uma fruta típica da Amazônia e de florestas tropicais, sendo muito encontrado na região Norte do país. Com uma sabor azedo e bastante peculiar, a fruta é usada na preparação de sucos, doces e geleias, além de ser adicionada a diversos outros pratos.

Ela também contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Entre os nutrientes, estão teobromina, fósforo, fibras, vitaminas A, B e C, antioxidantes e importantes ácidos graxos e aminoácidos. Saiba mais e aprenda a fazer uma sobremesa deliciosa com a iguaria.

cupuaçu aberto

Principais benefícios do cupuaçu

1. Fortalece o sistema imunológico

O cupuaçu possui polifenóis chamados teograndinas, fitonutrientes com propriedades antioxidantes semelhantes às encontradas no cacau. Devido a isso, estimula o sistema imunológico e fortalece o organismo, ajudando a combater radicais livres e doenças.

2. Contribui para a saúde do coração

Os ácidos graxos presentes na fruta também diminuem a pressão arterial, reduzem o colesterol ruim e ainda ajudam a manter o colesterol bom. Isso contribui para a saúde do sistema cardiovascular, protegendo as paredes das artérias e prevenindo contra doenças cardíacas.

3. Ajuda no emagrecimento

Devido à grande concentração de fibras, o cupuaçu melhora o funcionamento do sistema digestivo, ajudando a eliminar toxinas do organismo. Além disso, também promove sensação de saciedade por mais tempo, inibindo o apetite.

4. Previne o envelhecimento da pele

Os efeitos dos antioxidantes e das vitaminas do complexo B também podem ser percebidos por fora. A manteiga de cupuaçu ajuda a melhorar a elasticidade da pele, retardando o envelhecimento e melhorando a capacidade de hidratação.

Ela também é considerada um protetor solar natural, pois protege contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Além disso, possui ação calmante para irritações como eczema e dermatite.

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Receita: Pavê de cupuaçu

Para aproveitar todos os benefícios da fruta, basta incluí-la em preparações do dia a dia, como em sucos, sorvetes, geleias, tortas, mousses e bolos. Um cupuaçu, que possui cerca de 90 gramas, contém 65 calorias. Aprenda a fazer o pavê:

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 1 cupuaçu (pode ser a polpa, mas sem calda)

- 1 pacote de bolacha champanhe ou maizena.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a fruta até formar um creme homogêneo. Reserve.

Em uma forma ou refratário, vá alternando uma camada de bolacha e uma da mistura até preencher a altura da forma, finalizando com o creme. Em seguida, cubra com papel filme e leve para a geladeira por algumas horas, até que a sobremesa fique bem firme e gelada.

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Amazônia
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