Dra. Flora Vieira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Rua do Catete, 311 sala 415 - Catete

Dra. Flora Vieira

Apresentação

Tem ampla experiência na área Materno-infantil e Clínica com atuação em âmbito hospitalar e ambulatorial.

O que Trata

Emagrecimento, ganho de massa magra, equilíbrio bioquímico funcional, tratamento de hipersensibilidades alimentares e doenças crônicas não transmissíveis, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e a síndrome metabólica.

Formação Acadêmica

Possui graduação em Nutrição pela UFRJ, mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ e especialização em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Cargos e Títulos

Nutricionista Clínica Funcional

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É Bom Pra Quê?

05/11/2015 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:39

Delícia de açaí! Nutricionista explica qual a melhor forma de consumir o alimento

O fruto vindo da Amazônia é sucesso em várias regiões do Brasil, mas será que é saudável ser consumido a qualquer hora do dia? A nutricionista Flora Vieira explica.

POR

Dra. Flora Vieira

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O açaí é um fruto tradicional da Amazônia. Na região norte ele é consumido misturado à farinha ou à tapioca e também utilizado no preparo de pratos com peixes.

Já pelo sudeste, sua polpa congelada é batida com xarope de guaraná, frutas e servida com granola.

Aí que está o erro! Ao adicionar muito xarope (é, o açaí não é naturalmente doce, e sim, tem o sabor neutro), reduzimos muito seus benefícios à saúde. Além de conhecer as qualidades, vamos descobrir formas melhores de prepará-lo.

O açaí é rico em vitaminas B1, C e E, em minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e em proteínas e gorduras.

As gorduras presentes no açaí são benéficas pois são poli-insaturadas, como o ácido oleico, que mantém a saúde das membranas celulares e ainda participa da sinalização de saciedade pelo cérebro, ou seja, quando consumida de forma adequada, o açaí contribui para a manutenção e perda de peso.

É um bom alimento para se usar antes e após o exercício, pois fornece energia e repõe a mesma após a atividade.

Quero dar destaque para as antocianinas, um grupo de flavonóides responsáveis pela coloração azul, roxa, vermelha de muitas frutas, flores e folhas.

As antocianinas podem trazer diversos benefícios para quem os consome:

- ação prebiótica: as antocianinas melhoram a ação das bactérias benéficas do intestino bifidobactérias e lactobacilos, que têm ação antimicrobianas para microorganismos patogênicos. A melhora da saúde intestinal ajuda no trânsito intestinal (constipação e diarreia) e a imunidade.

- ação anti-inflamatória e antioxidante: estes efeitos evitam o surgimento e desenvolvimento de doenças como a hipertensão, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2, câncer e envelhecimento celular.

Foram observados, em alguns estudos, redução dos níveis de PCR e interleucinas, que indicam inflamação; redução dos níveis de LDL-colesterol ("ruim") e aumento do HDL-colesterol ("bom"); redução de níveis de glicemia em jejum, e do índice HOMA-IR; e ainda redução das pressões sistólicas e diastólicas, demonstrando seu efeito cardioprotetor.

Para o consumo, não devemos misturá-los a xaropes e açúcares. Misturar com tapioca e granola tradicional aumenta a teor calórico e energético, o que pode contribuir para o aumento de peso.

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Fica a dica!

Melhores opções para o preparo é bater o açaí com frutas, suco de uva integral, água de coco e adicionar oleaginosas trituradas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), coco ralado ou mesmo granola sem açúcar. Desta forma adicionamos benefícios de outras frutas sem comprometer a qualidade do açaí. É claro que o sabor ficará menos doce (lembrando a importância de reeducarmos o paladar viciado no sabor doce), um toque de mel ainda pode cair bem!

É importante controla na porção: 200ml a 300ml de açaí feito da forma indicada é uma ótima opção para lanche!

Receita rápida da Flora: 

-100g de polpa

-100ml água

-1 banana e um pouco de mel

-misturar tudo no liquidifcador e

-servir com granola sem açúcar ou castanhas trituradas.


É uma delícia!

E você, como gosta de consumir açaí? Conte para gente.

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