É Bom Pra Quê?

15/08/2015 01:10 - Atualizado em 08/12/2016 07:53

Deixe suas receitas mais saudáveis com o óleo de gergelim

Nutricionista fala sobre os benefícios do produto e dá dicas sobre as melhores maneiras de utilizá-lo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O óleo de gergelim é um óleo vegetal derivado da prensagem das sementes de gergelim e amplamente utilizado na culinária asiática. Devido aos seus antioxidantes naturais, é um óleo mais estável que os demais, com maior resistência à oxidação.

Para deixar a sua alimentação ainda mais rica, confira abaixo as dicas da nutricionista Rose Zardo Siviero, membro do Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN2), e saiba como utilizar o óleo de maneira saudável e saborosa.

oleo de gergelim

Os benefícios do óleo de gergelim

A nutricionista explica que o óleo de gergelim é rico em vitamina K e vitamina E. Fora isso, 80% das gorduras contidas na sua composição são monoinsaturadas e poli-insaturadas.

O  uso diário de uma colher de sopa é o suficiente para melhorar os níveis do colesterol, auxiliar na diminuição da pressão arterial, propiciar uma coagulação sanguínea conveniente, ajudar na saúde dos ossos, manter a beleza da pele e dos cabelos e, devido à ação antioxidante, ajudar a combater o envelhecimento precoce.

Para que os efeitos benéficos do óleo de gergelim se preservem, a melhor maneira de consumi-lo é cru, em saladas e pratos frios. Isso porque qualquer óleo, quando submetido a altas temperaturas, perde as suas propriedades benéficas - mesmo o de gergelim, que possui maior resistência à oxidação.

"Como qualquer óleo, mesmo com os seus benefícios, deve ser consumido com moderação, dentro das necessidades individuais de cada pessoa. Um profissional da área saberá orientar o indivíduo nas quantidades diárias a serem usadas", alerta Rose.

A nutricionista explica, também, que o gergelim em forma de grãos é uma excelente fonte de cálcio, superando o leite, quando comparados nas mesmas quantidades.

"É uma opção muito prática de consumo, podendo ser adicionado tanto às principais refeições como em saladas, purês, suflês ou até mesmo lanches, como, por exemplo, misturado ao iogurte, na massa de bolos. Como o grão é rico em fibras e gordura, auxilia no funcionamento do intestino", afirma a profissional.

Receita de óleo de gergelim

A nutricionista Rose Zardo Siviero forneceu ao Vivo Mais Saudável uma receita para incrementar o óleo de gergelim e deixar os seus pratos ainda mais saborosos. O preparo é bem simples! Surpreenda a família com esse toque especial.

Ingredientes:

- Grão-de-bico cozido

- 1 colher de sopa de suco de limão siciliano

- Raspas de casca de limão siciliano

- Alho-poró  fatiado e refogado

- Óleo de gergelim

- Sal a gosto

- Pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Basta misturar todos os ingredientes e servir com uma carne grelhada.

Aproveitem todos os benefícios desse óleo e deixe o seu cardápio semanal ainda mais saudável e delicioso! Uma alimentação balanceada reflete diretamente na saúde e na qualidade de vida.

Tem outra sugestão de como aproveitar o gergelim nas receitas? Deixe um comentário e compartilhe com os leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
benefícios do gergelim
colesterol
vitamina E
vitamina k

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ