É Bom Pra Quê?

15/07/2015 08:27 - Atualizado em 01/12/2016 10:43

Da Amazônia para o mundo: Aproveite os benefícios do açaí

Considerado uma superfruta, ele tem alto poder antioxidante e ajuda a controlar diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Altamente nutritivo e de sabor inconfundível, o açaí é considerado o rei das superfrutas. É assim que são chamadas as frutas conhecidas pela grande quantidade de substâncias nutricionais.

Nativo da Amazônia e predileto entre os moradores ribeirinhos da Região Norte do país, o fruto possui alto valor antioxidante. Para se ter uma ideia, enquanto a uva soma 12,5 unidades ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) – padrão de medida para antioxidantes –, o açaí tem nada menos que 170 unidades.

Na mesma escala de comparação, a laranja conta com 25 unidades e o mirtilo, com 30.

Para o organismo, a consequência do consumo do açaí é uma ação bioprotetora cutânea, que acaba por prevenir o envelhecimento da pele. Fonte de minerais como ferro, cálcio e fósforo, o extrato do açaí é utilizado na indústria estética e de cosméticos, em razão justamente da presença dos antioxidantes naturais.

acai

A área de cultivo da fruta se distribui principalmente no baixo Amazonas, no Maranhão, em Tocantins e no Amapá, mas também se estende até as Guianas e a Venezuela. De cor roxa escura e sabor exótico, o açaí foi introduzido largamente no mercado nacional durante os anos 1980 e, desde então, vem conquistando o interesse de consumidores de todos os continentes.

Como resultado, a produção dobrou na última década, dando origem a diversos produtos derivados no mercado internacional, entre eles bebidas, compostos solúveis, doces, sorvetes, nutracêuticos (união de “nutriente” e “farmacêutico”, em referência às propriedades benéficas à saúde), vitaminas e produtos para o bem-estar.

Benefícios do açaí para a saúde

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, o açaí também ajuda a preservar os neurônios, previne o organismo contra o câncer e auxilia no controle do colesterol.

Outra pesquisa, realizada pelo pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Roberto Soares de Moura, comprovou que o extrato do caroço do açaí tem ação vasodilatadora e propriedades anti-hipertensivas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, além de diminuir a resistência insulínica.

Como aproveitar o açaí

De maneira geral, o açaí pode ser consumido em bebidas, doces, geleias e sorvetes. Na região amazônica, as formas tradicionais de consumo são a fruta gelada, com farinha de mandioca ou tapioca, ou o suco com açúcar. Também há quem prefira pirão de açaí com farinha para acompanhar um peixe assado ou uma porção de camarão.

No Brasil todo, o açaí costuma ser preparado a partir da polpa da fruta congelada e batida no liquidificador. O resultado é o já popular açaí na tigela, uma massa gelada e saborosa, semelhante a um sorvete.

Esse tipo de preparo, que começou no litoral do país e se espalhou por todos os estados - conquistando as academias, as lanchonetes e até alguns restaurantes -, pode ou não ser acompanhado de frutas e cereais.

Deu água na boca, não é mesmo? Conte para nós como você prefere consumir o açaí! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do açaí
hipertensão
diabetes
envelhecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ