É Bom Pra Quê?

06/06/2015 09:34 - Atualizado em 16/11/2016 05:17

Couve-flor pode prevenir ataques de epilepsia

Rica em vitaminas e minerais, a couve-flor é grande aliada da saúde do cérebro e do coração.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já imaginou ter uma ajudinha para retardar o envelhecimento, aliviar a hipertensão, prevenir crises de epilepsia e aumentar a imunidade? Saiba que esses são apenas alguns dos benefícios da couve-flor. A hortaliça é fonte de proteína e possui gorduras insaturadas e ômega 3, essenciais na diminuição do colesterol ruim e na regulação da pressão arterial.

Porém, a couve-flor também é rica em uma substância chamada purina, que contribui para a concentração de ácido úrico no sangue. Por isso, pessoas que possuam problemas renais e gota devem limitar o seu consumo. Saiba mais sobre a couve-flor e como incluí-la de forma saudável na alimentação.

Benefícios da couve-flor

A couve-flor é fonte de vitaminas C, K, B6, B1, B2 e B3. Além disso, oferece ao organismo cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Todos esses nutrientes, quando juntos, atuam nos seguintes benefícios:

- Aumento da imunidade

- Maior resistência dos ossos e prevenção da osteoporose

- Proteção contra doenças cardíacas

- Retardo do envelhecimento da pele

- Diminuição do risco de Alzheimer

- Alívio e controle da hipertensão

- Prevenção de crises de epilepsia.

couve-flor

Em um estudo realizado em 2011 por pesquisadores do Instituto Linus Pauling, na Oregon State University, nos Estados Unidos, a couve-flor foi apontada como mecanismo no combate ao câncer de próstata. O responsável pela eliminação das células cancerígenas é o sulforafano, um dos componentes presentes na hortaliça.

Restrições de consumo da couve-flor

Apesar de ser rica em nutrientes e vitaminas, a couve-flor pode causar anemia e lesões no fígado, se consumida em excesso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda cerca de 65 microgramas de vitamina K, presente no vegetal, por dia.

Além disso, hortaliças como brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, nabo e mostarda, apesar de serem muito ricas em nutrientes, podem alterar o sabor do leite materno e causar gases e irritação em alguns bebês.

Se você não quer consumir a hortaliça somente em salada e cozida, confira a seguir uma receita de sopa gelada de couve-flor.

Sopa gelada de couve-flor

Ingredientes da Sopa:

- 2 colheres de sopa de azeite

- 100g de cebola picada

- 600g de couve-flor

- 240g de batata cortada em pedaços

- 3 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em água

- 500ml de leite

- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Ingredientes do Creme Fraîche acompanhamento):

- 50 ml de creme de leite fresco

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 3 colheres de sopa de iogurte natural.

Modo de Preparo da Sopa:

Leve uma panela a fogo médio e coloque o azeite. Acrescente a cebola picada, a couve-flor e a batata, refogando até a cebola amolecer. Adicione o caldo de legumes. Diminua o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Passe a mistura para o liquidificador e bata até ficar homogênea. Transfira para uma tigela grande. Junte o leite, misturando até ficar na textura desejada. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve para gelar por cerca de oito.

Modo de Preparo do Creme Fraîche:

Misture o creme de leite fresco, o suco de limão e o iogurte natural num recipiente. Tampe-o com filtro de café e prenda as bordas com um elástico. Deixe fora da geladeira, num lugar quente, por cerca de 24 horas, até engrossar. Depois, retire o filtro de café, tampe o recipiente e leve à geladeira por mais um dia. Só então a receita estará pronta para ser usada.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hortaliça
sopa
imunidade
minerais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ