É Bom Pra Quê?

16/08/2014 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:44

Conservação de alimentos: Latas e vidros são as melhores embalagens

A melhor forma de conservação de alimentos depende do tipo de comida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem várias formas de conservação de alimentos, e as embalagens são as mais eficientes. Elas preservam o sabor, o cheiro, a textura e os nutrientes dos alimentos por mais tempo, evitando que eles estraguem rapidamente. Os materiais indicados para revestir o produto criam barreiras para retardar o processo de degradação e de perda de qualidade dos alimentos, fazendo a proteção contra a luz, a umidade e o contato com o oxigênio.

Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher qual é a melhor embalagem para determinado produto. Cada alimento tem as suas propriedades e modos mais apropriados de fazer a conservação. As latas e os vidros são os tipos de embalagens conservam melhor os alimentos, durando cerca de 2 anos.

Melhores recipientes na conservação de alimentos

Confira abaixo as dicas para o uso de vidros e latas:

conservacao-de-alimentos

Vidros

As embalagens em vidro são uma das melhores opções para a conservação de alimentos. Eles preservam e embalam os produtos que precisam de tratamento térmico, que é o caso de conservas como palmitos, azeitonas e picles. Também são indicados para molhos, água, sucos concentrados e bebidas alcoolicas.

O vidro é uma ótima barreira contra a formação de gases e odores, pois o lacre da tampa garante a vedação. É importante que essa embalagem seja conservada em lugares frescos e arejados. E nas épocas de temperaturas mais elevadas, é ideal que seja guardado no refrigerador.

conservacao-de-alimentosLatas

A conservação de alimentos nas latas é outro tipo eficiente de embalagem. Elas mantêm os alimentos longe dos microrganismos e do contato com o oxigênio, que garante que o produto não seja contaminado com germes.

A vedação da lata também ajuda a evitar a oxidação dos alimentos, fazendo com que eles durem mais de um ano. As latas podem ser feitas de aço ou de alumínio e conserva todas as propriedades nutricionais e o sabor.

Os cuidados que se deve ter ao usar esse tipo de embalagem são os seguintes: depois de abrir a lata, coloque o alimento em um recipiente que fique fechado, evitando o contato com o oxigênio. E também leia sempre as recomendações que estão no rótulo do produto, informando qual é a melhor forma de armazenar as embalagens como, por exemplo, em um local seco, arejado e protegido da luz e do calor.

Outros cuidados na conservação de alimentos

Outra dica muito importante e que vale para todo os tipos de embalagens é não comprar produtos que estejam com a embalagem danificada. Se você encontrar o material da conservação de alimentos estufado, rasgado, amassado, furado, molhado ou aberto, não adquira o produto, pois desta forma ele fica mais suscetível a microrganismos e pode trazer riscos para a saúde.

Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de embalagem para determinados condimentos, não deixe de prestar atenção nas orientações de cada produto. Assim você garante a qualidade da sua alimentação sem dor de cabeça.

TAGS
conservação de alimentos
embalagens
lata
vidro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ