É Bom Pra Quê?

20/01/2015 03:23 - Atualizado em 13/01/2017 11:50

Conheça os tipos de sal e seus nutrientes

Cada grama de sal refinado de cozinha contém 400mg de sódio. Saiba mais sobre esse alimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que um copo de refrigerante de cola tem 10mg de sódio? Pois é, praticamente todos os alimentos, até mesmo os doces, contêm uma quantidade significativa da substância. Confira um pouco mais sobre os tipos de sal e saiba quanto sódio é encontrado em cada um deles.

sal

Tipos de sal

Nas prateleiras dos supermercados, podemos encontrar os mais diversos tipos de tempero. O rosa, o flor, o defumado e o light são algumas opções de sal que podem ser facilmente incluídas em seu cardápio. Conheça mais algumas delas.

Sal refinado

É aquele encontrado nas cozinhas. É o sal composto de 60% de cloreto e 40% de sódio. Ele é obtido com a evaporação da água do mar. Um grama contém 400mg de sódio.

Sal grosso

É composto das mesmas substâncias do clássico de cozinha. A única diferença é que ele não passa pelo refinamento. O sal grosso é conhecido por ser usado em churrascos e também contém 400mg de sódio em cada grama. 

Sal light

Com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, é mais saudável. Ele possui menos da metade do sódio encontrado no sal refinado, mas também pode ter um gosto mais amargo. Um grama contém 197mg de sódio

Sal marinho

É o sal preferido dos chefs de cozinha. Encontrado nas superfícies das salinas, ele é produzido por meio da ação do vento. O seu formato é parecido com pequenos cristais. Fica extremamente saboroso com carnes. Mas cuidado: há 420mg de sódio em cada grama dessa variante do tempero.

Sal rosa do Himalaia

Contém mais de 80 minerais. É encontrado nas montanhas do Himalaia e possui menos sódio por grama: 230mg.

Sal defumado

É produzido por meio da queima de barris de carvalho que armazenavam vinhos. Apresenta 385mg de sódio por grama.

Sal líquido

É dissolvido em água mineral. Esse tipo de sal leva 100mg de sódio por mililitro e pode diminuir as quantidades de sódio que você consome ao longo do dia.

Sal negro

Pode ser conhecido também por Kala Namak. É encontrado na Índia. Um grama equivale a 380mg de sódio.

É importante diminuir o sal

Adultos saudáveis devem consumir no máximo 2.300mg de sódio por dia, então, para não errar, comece a controlar as quantidades de sal que você coloca em sua comida. Deixe de lado aqueles alimentos salgados e que não priorizam o sabor natural do prato.

Lembre-se que o sódio é encontrado em diversos tipos de alimentos. Verificar o rótulo antes de comprar algum lanche ou bebida é importante para computar a quantidade de sal que você está ingerindo por dia. As consequências do exagero podem aparecer ao longo do tempo e elas envolvem problemas de pressão e inchaço corporal.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sódio
alimentação
saúde
sal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ