É Bom Pra Quê?

03/06/2015 10:06 - Atualizado em 06/12/2016 08:17

Conheça os principais tipos de vinho e seus benefícios

O vinho é uma bebida ideal para o inverno e ajuda a manter o coração mais saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do frio, nada melhor que manter o corpo aquecido com uma bebida. Alguns tipos de vinho, por exemplo, são ideais para realçar o sabor de um jantar romântico ou simplesmente relaxar sob as cobertas.

Os secos e suaves são os mais comuns, mas existem inúmeras diferenças entre os vinhos, que podem se caracterizar pela uva utilizada na fabricação ou pelo processo de fermentação.

Os tipos de vinho podem ser classificados por três elementos básicos: a cor da bebida, o teor de açúcar e a graduação alcoólica. Com a fermentação do suco extraído das uvas amassadas, obtêm-se diferentes variedades. As frutas utilizadas para o processo também dão nome ao produto, como cabernet, merlot e moscatel.

Saiba mais sobre os principais tipos e quais os benefícios da bebida para a saúde.

tipos de vinho

Quais são os tipos de vinho?

Pela cor, os tipos de vinho se diferenciam em tinto, rosado e branco. O tinto é feito com uvas escuras, que podem ser colhidas em períodos diferentes de maturação e composição química. Já o rosado é feito separando o interior de uvas tintas de suas cascas, ou pela mistura do branco com o tinto. O último é feito basicamente com uvas brancas.

Pelo teor de açúcar presente na bebida, o vinho pode ser seco - com 5 gramas de açúcar por litro -, meio doce - de 5 a 20 gramas por litro - ou suave - com mais de 20 gramas por litro.

Vinho de mesa

Os vinhos de mesa são os mais tradicionais. Sua gradação alcoólica varia em entre 10% e 13%. Para quem gosta de uma bebida mais requintada, existem os vinhos finos ou nobres, que são produzidos apenas com uvas viníferas.

Já para quem quer algo especial, mas não tão requintado, os vinhos especiais são feitos com uvas viníferas e frutas híbridas, cruzadas por diferentes espécies. Já os tipos de vinho comuns são aqueles nos quais predominam as uvas híbridas e espécies mescladas.

Por último, os vinhos de mesa frisantes ou com adição de gás carbônico são aqueles que se costumam confundir com o champanha, já que borbulham e possuem baixo teor alcoólico, geralmente entre 0,5% e 2%.

Vinho leve

Elaborado com uvas viníferas, possui teor alcoólico que varia de 7% a 9,9%.

Champanha

O espumante resulta de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, tendo um teor de álcool entre 10% e 13%.

Licor

É um vinho geralmente doce, com teor alcoólico entre 14% e 18%. Pode ter adição de mosto (sumo de uvas) concentrado, caramelo ou sacarose.

tipos de vinho

Benefícios do vinho

Pode beber quaisquer tipos de vinho todos os dias? Pode, mas apenas uma taça (200ml). Os médicos recomendam o suco de uva, que garante as mesmas propriedades, mas com redução do teor alcoólico. Com funções antiplaquetárias, a bebida previne doenças cardiovasculares e reduz os níveis de lipídeos e colesterol, que obstruem as artérias.

Os vasodilatadores presentes na uva favorecem também a diminuição da pressão sanguínea, o que combate o infarto. Na fruta, também se encontram polifenois e flavonoides, que aceleram o metabolismo e ajudam no controle do peso, além de prevenir doenças degenerativas do cérebro. Antioxidante, ela também melhora a memória e deixa a pele mais suave.

Qual dos tipos de vinho é seu favorito? Comente aqui! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vinho
coração
açúcar
álcool

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ