É Bom Pra Quê?

19/11/2014 07:17 - Atualizado em 18/11/2016 06:15

Conheça os principais alimentos antioxidantes e seus benefícios

Capazes de combater radicais livres, alimentos antioxidantes são fundamentais para a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Viver de forma saudável depende também do que comemos. É sempre bom consumir alimentos que contenham minerais, vitaminas, fibras para conquistar uma saúde de ferro. Presentes em sucos e em várias outras receitas, os alimentos antioxidantes são conhecidos por suas ações benéficas ao organismo. Você sabe como eles colaboram para uma alimentação saudável.

O que são alimentos antioxidantes?

Os alimentos antioxidantes são assim conhecidos pela sua capacidade de combate aos radicais livres - substâncias que podem modificar as nossas estruturas químicas. Entre outros benefícios à saúde, eles podem diminuir o dano oxidativo, que por fim leva ao aparecimento de doenças cardíacas, do diabetes e até de tipos de câncer.

alimentos-antioxidantes

Veja 8 alimentos antioxidantes

Confira a seguir uma lista com 8 alimentos antioxidantes bastante indicados para serem incluídos em sua dieta.

1. Pepino

O pepino pode ser consumido de forma natural ou em conserva. É importante lembrar que a forma natural é a que contém mais nutrientes. O pepino é considerado um diurético natural, alcalinizante e anti-inflamatório. Ele também tem em suas substâncias as vitaminas A e C.

2. Aveia

Além de melhorar o trabalho do organismo, o consumo diário de aveia pode ajudar na aparência da pele, podendo até diminuir o aparecimento da celulite. A aveia é rica em betaglucana, capaz de aprimorar a circulação do sangue, baixando os níveis de absorção de gordura pelo intestino.

3. Azeite de oliva

O azeite de oliva é repleto de gorduras monoinsaturadas e anti-inflamatórias. Na hora de comprar, escolha azeites extravirgens, que contém a taxa de acidez menor que 1%. Consuma no máximo 2 colheres por dia.

4. Frutas cítricas

Extremamente refrescantes, as frutas cítricas podem ser usadas em sucos ou consumidas puras. Elas garantem a ação da vitamina C, que aumenta a imunidade e nos ajuda a fugir de gripes. 

5. Açafrão

Repleto de curcuminoides, esse alimento é capaz de produzir uma ação anti-inflamatória, além de garantir uma pele sem rugas. A dica para consumir esse tipo de folha é levar um potinho de cúrcuma torrada (tempero feito a partir da raiz do açafrão) e salpicar sobre a sua comida.

6. Cacau

Encontrado de forma mais satisfatória em chocolates amargos, o cacau é constituído por uma substância chamada polifenóis, capaz de ajudar o sangue a circular melhor e a garantir um coração saudável. A dica é consumir apenas 1 pedaço por dia. Não vale a pena consumir grandes quantidades, já que o chocolate é rico em gordura e calorias.

7. Peixes

Um dos alimentos antioxidantes mais importantes é o peixe. Podendo ser consumido pelo menos 3 vezes por semana, os peixes contém quantidades significativas de ômega 3, aquela famosa gordura que ajuda o organismo. Aposte em peixes como salmão, atum e sardinha.

8. Frutas vermelhas

As frutas como morangos e uvas vermelhas e roxas contém substâncias como a protoantocianidina, importante para melhorar a circulação do sangue.

Agora que já conhece alguns alimentos antioxidantes, que tal inclui-los em sua dieta? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentos antioxidantes
radicais livres
alimentação saudável
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ