É Bom Pra Quê?

08/10/2015 02:56 - Atualizado em 22/01/2017 08:16

Conheça os diferentes tipos de limão e aproveite os benefícios

Apesar dos benefícios, as frutas devem ser manuseadas com cuidado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O limão é uma das frutas mais versáteis que existem. Com ele, é possível fazer chás, sucos, temperos e até remédios caseiros. Mas você sabia que existem diferentes tipos de limãoA estimativa é que, em todo o mundo, existam mais de 100 deles. No Brasil, os mais frequentes são quatro: o galego, o cravo, o siciliano e o Taiti.

cesta com diferentes tipos de limão

Principais tipos de limão no Brasil

Acompanhe abaixo as principais características de cada um:

Limão-galego

De formato pequeno, esse é um limão bem suculento. Sua casca é fina, de cor alaranjada ou verde-clara. Quando for às compras, escolha os mais pesados, que, ao serem apertados com as mãos, não estejam nem muito moles, nem duros demais.

Limão-cravo

É muito parecido com uma laranja pequena. A cor da casca é um laranja bem vivo, e a aparência é um pouco desagradável, por causa de uma bactéria que ataca a fruta. Mas não se preocupe: ela não representa perigo à saúde humana. Esse é um dos tipos de limão mais suculentos e de sabor mais marcante. Quando escolher, dê preferência aos maduros, que são os mais nutritivos.

Limão-siciliano

Esse é um dos tipos de limão mais utilizados na cozinha, mais especificamente no preparo de doces e licores. Ele é menos suculento e mais ácido que o tipo galego.

Limão Taiti

De casca verde e lisa, é o tipo de limão perfeito para usar em temperos. Também é suculento, mas pouco ácido. Os mais indicados na hora da compra são os mais pesados, que não devem estar nem muito moles, nem duros demais.

Saiba Mais
Dieta detox do limão é opção após excessos de fim de ano
Conheça os benefícios do limão para o seu organismo
Confira uma receita de bolo de limão sem lactose

Cuidados ao manejar limões

- Para evitar queimaduras, não se exponha ao sol ao usar o limão na pele, nos cabelos, no couro cabeludo ou nos olhos

- Depois de lidar com limões, lave bem as mãos

- Jamais misture limão com amido (arroz, pão, trigo de quibe etc.). O amido precisa da ptialina para fazer uma boa digestão e o limão a inibe

- Não misture tomate com limão. O resultado é o ácido acético, extremamente tóxico

- Descarte as sementes do limão, que são amargas e levemente tóxicas.

siciliano é um dos tipos de limão

Máscara de beleza

O limão sempre foi utilizado como máscara de beleza. Ele amacia e clareia a pele, elimina manchas e subtrai oleosidade. Também pode ajudar no combate às rugas. Esfregando o limão no corpo uma vez por semana, ele vai ativar a pele e o sangue dos vasos e veias, agindo como oxidante. Porém, lembre-se de não se expor ao sol.

E aí, curtiu as dicas sobre os principais tipos de limão no Brasil? Comente e compartilhe nas redes sociais! E aproveite para conferir as novidades de nutrição e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do limão
nutrição
beleza
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ