É Bom Pra Quê?

16/02/2015 08:47 - Atualizado em 03/12/2016 05:54

Conheça os benefícios do óleo de amendoim

Bom para o coração e para a pele, o óleo de amendoim não deixa gosto nos alimentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gordura é a maior vilã de quem pretende perder peso e manter uma vida saudável. Porém, eliminar todos os tipos de gordura da dieta, segundo nutricionistas, não é a melhor opção para uma alimentação saudável e um corpo sarado. Ela é uma essencial fonte de energia e desempenha funções vitais no organismo.

Junto ao azeite de oliva e ao óleo de coco, um dos queridinhos da culinária saudável é o óleo de amendoim. Com um alto valor nutritivo, o ingrediente é uma iguaria muito conhecida nos países da Europa. Saiba como utilizá-lo no dia a dia e conheça os benefícios dessa gordura boa.

oleo de amendoim

Benefícios do óleo de amendoim

O óleo de amendoim é rico em ácidos graxos, as famosas "gorduras do bem". Os ácidos graxos, de origem vegetal, auxiliam na diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL), um dos principais responsáveis por problemas cardíacos como o infarto.

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que utilizar o óleo de amendoim no lugar do óleo de soja ou de milho diminui consideravelmente os índices de mau colesterol no sangue. Mas não é só o coração que sai ganhando. Os ácidos graxos agem também na coagulação do sangue, além de protegerem a pele e o sistema imunológico.

Rico em vitamina E, o óleo promove o rejuvenescimento da pele, ajudando a eliminar as temidas rugas.

Óleo de amendoim na cozinha

O óleo de amendoim, quando usado na cozinha, não deixa gosto nos alimentos. Recomenda-se seu uso para saladas, pratos cozidos e até frituras. É que ele suporta altas temperaturas. Assim, não elimina substâncias nocivas ao nosso corpo, mesmo quando usado em pratos fritos.

Se você exagerou na refeição e está com o estômago pesado, ele também pode ajudar. O óleo de amendoim é um bom digestivo e colabora para acelerar o metabolismo. É, ainda, fonte de proteínas.

Mas, qual a dose certa? O segredo é não pesar na dose. O óleo de amendoim precisa ser consumido com moderação, ainda mais se o seu objetivo é perder peso. Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia, que soma cerca de 108kcal.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
óleo
alimentação saudável
amendoim
vitamina E

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ