É Bom Pra Quê?

04/08/2014 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 04:39

Conheça os benefícios do alecrim para a saúde

Saiba mais sobre o alecrim e como você pode usá-lo para trazer benefícios para a sua saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O alecrim é uma das ervas que mais contém propriedades benéficas e medicinais. Com origem no Mediterrâneo, tem as folhas verdes com formato de agulhas e flores azuis ou roxas. Ele pode ser usado em forma de chá como remédio natural, em forma de tempero para realçar o sabor dos alimentos ou ainda como aromatizante de ambientes, por ter um odor muito agradável.

É indicado que o chá de alecrim seja consumido regularmente, pois é considerado um ótimo fitoterápico. Além de aliviar os sintomas da gripe e dores de cabeça, ele traz diversos outros benefícios para a saúde. Também contém propriedades que aumentam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, aliviando o estresse e o cansaço mental.

Alecrim é erva medicinal

O alecrim é ótimo contra problemas respiratórios. Respirar o óleo essencial ajuda a limpar os pulmões e a garganta, podendo combater até crises de asma. Também funciona como expectorante para aliviar a tosse e outros sintomas da gripe que incomodam.

Melhora a circulação sanguínea

Outro benefício importante da erva é a melhora na circulação. Ela ainda possui propriedades que auxiliam no tratamento contra a pressão alta, ajudando a equilibrar a pressão.

Auxilia na perda de peso

O alecrim pode ser um aliado na busca pela perda de peso. Ele tem ação diurética, pois é rico em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Age contra o inchaço e a retenção de água no organismo, sendo indicado para tornar as refeições mais saudáveis.

Ajuda na digestão

Ele ainda é digestivo, ajudando na limpeza do intestino e até do fígado. Auxilia no tratamento contra problemas como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado.

alecrim
Por ser uma erva medicinal, o alecrim oferece diversos benefícios. Foto: Shutterstock

Fortalece a imunidade

A erva contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Como isso, estimula e fortalece o sistema imunológico do corpo, prevenindo contra diversas doenças.

Previne o envelhecimento precoce

O alecrim tem ativos antienvelhecimento, pois ajuda na redução do inchaço, estimula a renovação das células e deixa a pele mais firme e com um aspecto saudável.

Fortalece os cabelos

Lavar os cabelos com o chá da erva ainda pode trazer benefícios para a saúde dos fios. Ele fortifica o couro cabeludo, previne contra caspas e contra a queda de cabelo. Além disso, ainda estimula o crescimento dos fios, fazendo com que eles nasçam mais saudáveis e fortes.

Alecrim também possui contraindicações

O uso da erva natural tem algumas contraindicações, e é sempre bom ficar atento. Ela deve ser evitada durante a gravidez ou lactação, para menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. O consumo de doses elevadas pode provocar desconforto gastrointestinal e nefrite. E ainda a essência da erva pode causar irritações na pele.

Agora você já sabe mais sobre o alecrim e conhece uma série de benefícios que ele pode trazer para a sua saúde. Consuma em forma de chá, quente ou gelado, ou ainda como tempero em alimentos como sopas, molhos, pães e carnes. Aproveite e desfrute de tudo que essa erva pode lhe oferecer, principalmente dos seus efeitos benéficos como remédio natural.

Leia também:

Chá verde preserva a memória, diz estudo

Veja 6 alimentos que ajudam na digestão

Ginseng pode combater a fadiga e melhorar a memória

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ