É Bom Pra Quê?

26/08/2015 07:03 - Atualizado em 13/11/2016 06:48

Conheça os benefícios das frutas secas

Nutricionista tira dúvidas sobre frutas secas e explica o melhor modo de consumi-las.

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Redação

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Muitas pessoas ficam interessadas em comprar e consumir no final do ano frutas secas. Mas será que as pessoas com ou sem diabetes podem comer todas as opções e em qualquer quantidade?

É importante saber que este tipo de alimento passa por um processo natural ou por meio de uma máquina chamado desidratador alimentício para se tornar seco. Os mais populares são passas, ameixas secas e tâmaras. As pessoas com diabetes podem comer qualquer uma das frutas desidratadas. A atenção deve ser com relação à adição de açúcar a essas frutas. Para isso, leia o rótulo e certifique-se de que a fruta desidratada não recebeu adição de açúcar no processo de secagem”, alerta a nutricionista Tarcila Ferraz de Campos.

A nutricionista aconselha evitar a compra de frutas secas cristalizadas, ou seja, aquelas que têm açúcar em volta. “A quantidade deve ser estabelecida individualmente. Uma boa dica é consumir uma quantidade que caiba em um punhado de mão fechado. Lembre-se de monitorar a glicemia e de consumir a porção de frutas secas em substituição a uma porção de fruta fresca.”

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O lado bom das frutas desidratadas

Os benefícios deste tipo de alimento são inúmeros, as frutas desidratadas têm alta concentração de fibras, e, por isso, auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Também são ricas em nutrientes como as vitaminas A e C e em compostos que ajudam a diminuir o estresse oxidativo gerado no organismo. Frutas secas como damasco, manga e ameixa são ricas em potássio - mineral que ajuda a eliminar toxinas do organismo -, melhorando a circulação sanguínea.

“As frutas desidratadas passam por um processo industrial de eliminação da água, o que promove a concentração de seus nutrientes e uma maior durabilidade. Podem substituir uma das porções diárias recomendada de frutas, que pode variar de pessoa para pessoa (3-5 porções de frutas por dia). O ponto positivo do consumo desse tipo de fruta é pela praticidade, porém a quantidade de açúcar é maior e, portanto, deve-se ficar atento à quantidade consumida. Além disso, no processo de desidratação, algumas vitaminas podem ser comprometidas como é o caso da vitamina C. Por outro lado, essas frutas são ricas em fibras e em substâncias antioxidantes, que são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo e auxiliam também no controle glicêmico”, sugere Tarcila.

Uma dica importante ao comprá-las é que a validade pode variar de acordo com o fabricante. Em geral, pode chegar até 12 meses. Ao guardar as frutas secas em potes, é importante etiquetá-lo com a informação do prazo de validade.

 

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