É Bom Pra Quê?

15/07/2015 04:21 - Atualizado em 03/12/2016 04:49

Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde

Fruta adocicada é rica em diversas vitaminas, mas, se consumida ainda verde, pode ocasionar intoxicação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A mangaba não é encontrada facilmente em todo o território brasileiro. A sua presença é mais comum nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, no norte de Minas Gerais e nos arredores da floresta Amazônica.

O sabor doce característico do fruto da mangabeira é acompanhado de um aroma delicioso. A carne é branca, geralmente macia e fibrosa. Além do sabor, a fruta oferece muitos benefícios ao organismo e é recomendada para um cardápio saudável.

mangaba

Os benefícios da mangaba

Mangaba, em tupi guarani, significa "coisa boa de comer", e o seu sabor faz jus ao nome. A fruta é uma ótima fonte de ferro e vitaminas A, C e do complexo B.

O suco de mangaba, especialmente, é indicado no tratamento de tuberculose e úlceras, assim como doenças do fígado e do baço. Além disso, a medicina popular acredita que as infusões das folhas da árvore contribuam para gripes, cólicas menstruais e câimbras.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, divulgado em 2010, revelou que a mangaba pode ser uma importante aliada no tratamento da hipertensão. As pesquisas mostraram que seu chá possui três princípios ativos, que conseguem ser mais potentes que medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta.

No entanto, os pesquisadores alertam que nenhum paciente deve trocar os medicamentos sem o acompanhamento médico.

Fruta não deve ser consumida verde

A mangaba, quando verde, possui um suco leitoso que é tóxico e pode causar uma série de danos graves à saúde. Os frutos só devem ser consumidos após caírem da mangabeira, representando que estão maduros. Mesmo assim, o ideal é esperar 24 horas após a colheita para consumir a fruta.

Outra curiosidade é que tronco da mangabeira permite a extração do látex, que pode substituir o produto da seringueira, porém com uma qualidade inferior.

mangaba

Aprenda a fazer sorvete de mangaba

Pronto para inserir a mangaba no seu cardápio? Além de chás e sucos, a fruta in natura é muito nutritiva. Como a sua durabilidade é curta, o sorvete de mangaba é uma ótima opção de sobremesa. Confira a receita:

Ingredientes:

- 1 litro de leite semicongelado

- 1 lata de creme de leite

- 2 copos médios de polpa de mangaba

- 1 colher de sopa cheia de liga neutra

- 1 lata de leite condensado

- 1 copo grande de açúcar.

Modo de Preparo:

Bata o leite semicongelado, o creme de leite e a polpa da fruta numa batedeira. Em seguida, acrescente a colher de liga neutra e bata novamente. Por fim, adicione o leite condensado e o açúcar. Depois, é só levar ao congelador por cerca de quatro horas.

A mangaba é comum na sua região? Qual a sua receita favorita com a fruta? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vitaminas
sorvete
nordeste
fruta tóxica

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ