É Bom Pra Quê?

10/08/2015 10:03 - Atualizado em 02/12/2016 04:18

Conheça os benefícios da cabaça para a saúde

O fruto é fonte de fibras alimentares, ajudando no funcionamento do intestino e também na perda de peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já deve ter visto vasilhas ou garrafas feitos com cabaça. O fruto é utilizado em todo o Brasil como um recipiente para água e alimentos, sendo utilizado no artesanato ou até mesmo para fabricar instrumentos musicais. Mas, além disso, também pode ser usado na preparação de vários pratos, tanto doces quanto salgados.

cabacaO fruto ainda fornece diversos benefícios para a saúde, pois possui alto teor de água, é pobre em calorias e rico em fibras. Ajuda na hidratação do organismo, no funcionamento do intestino e na perda de peso.

Conheça mais sobre a cabaça

Também conhecida como porongo, a cabaça é uma planta trepadeira que pertence à família das cucurbitáceas.

As flores geralmente são amarelas ou brancas, e os frutos, verdes e de vários formatos, atingem em média 40 centímetros de diâmetro.

Usada desde tempos ancestrais, tem recebido múltiplas utilidades e sentidos ao longo dos séculos, nas regiões brasileiras.

As cabaças costumam ser partidas em vários formatos, ter o miolo esvaziado e ser polidas e até tingidas, servindo como baldes, coiós, bacias, copos, tigelas ou peças de artesanato e instrumentos musicais.

A cabaça também é muito utilizada como cuia de tomar água, tacacá, chibé e mingau, no Norte, ou chimarrão e tererê, no Sul e no Centro-Oeste.

Benefícios para a saúde

cabaca secaAlém da principal utilidade como recipiente, o fruto também tem efeito medicinal e pode ser usado na culinária.

A partir da casca, é possível fazer extratos contra problemas do fígado, enquanto o miolo serve como ração para o gado, para fazer xaropes, purgativos, expectorantes e antitérmicos, ou cataplasmas indicadas contra dores de cabeça.

Um dos principais benefícios da cabaça é o seu baixo valor calórico, fornecendo apenas 15 calorias por cada 100 gramas. Também é rica em água, fibras dietéticas e hidratos de carbono.

Ainda, é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo.

Devido à água e às fibras alimentares, ajuda no funcionamento do intestino e é facilmente digerível, combatendo prisão de ventre, úlceras de estômago e acidez.

Por ser diurética, aumenta a produção de urina, eliminando as toxinas do organismo e a retenção de líquidos. Por isso, juntamente com a sensação de saciedade proporcionada pelas fibras, o fruto é um ótimo aliado na luta contra a balança.

A cabaça ainda é boa fonte de zinco, nutriente necessário para regular as atividades dos genes e dos níveis hormonais e para manter a membrana celular saudável. A vitamina C presente na planta também pode ajudar a proteger contra os danos dos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando até mesmo o aspecto da pele.

Você sabia que esse fruto tinha tantos benefícios? Deixe seu comentário! E confira mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saciedade
retenção de líquidos
diurético
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ