É Bom Pra Quê?

16/06/2016 03:00 - Atualizado em 30/12/2016 05:21

Conheça o leite de chufa e aproveite os benefícios

Livre de lactose, bebida também conta com propriedades antioxidantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Obtido a partir de um tubérculo popular especialmente na Espanha, o leite de chufa é uma bebida que oferece diversos benefícios para a saúde. Pode ser uma alternativa ao leite de vaca ou de soja, por exemplo.

Para saber mais sobre as propriedades nutricionais desse leite vegetal, confira a seguir os benefícios da chufa.

leite de chufa

Benefícios do leite de chufa

Apesar de não ser encontrado facilmente no Brasil, os usuários do leite de chufa - também chamada de horchata - afirmam que a bebida oferece benefícios para o organismo. Ainda assim, até o momento, não existem comprovações fidedignas sobre a eficácia do produto.

Entre as ditas vantagens do tubérculo, destacam-se a riqueza em fibras e minerais como potássio, magnésio, ferro e fósforo. Ou seja: além de manter os ossos saudáveis, contribui para a reparação de tecidos e músculos.

O leite de chufa é, também, fonte de vitamina B1, contribuindo para um sistema nervoso mais equilibrado e para a diminuição do estresse. Na China, ele é utilizado para aliviar dores de estômago, tratar o fígado e curar lesões na boca e na gengiva.

As propriedades antioxidantes também oferecem benefícios aos consumidores da bebida. Ela protege o sistema imunológico e contribui para a proteção das células, evitando o envelhecimento precoce.

O leite de horchata não possui lactose, podendo ser uma boa alternativa para quem tem intolerância, além de ser livre de colesterol. As enzimas encontradas na bebida facilitam a digestão, podendo ser ingeridas, inclusive, por quem tem um estômago delicado.

Além disso, por ser livre de sódio, esse leite vegetal pode ser consumido por pessoas com hipertensão, a pressão alta.

Use o leite numa rotina saudável

Para desfrutar de mais benefícios, o leite de chufa deve ser inserido numa rotina alimentar saudável. Um cardápio variado e nutritivo é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Frutas, legumes e vegetais não devem faltar na sua alimentação.

Além disso, a prática de atividades físicas traz diversos benefícios para o dia a dia. Controle do peso, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do estresse e da ansiedade e aumento da resistência muscular são apenas alguns dos pontos positivos de se exercitar.

Por fim, uma boa noite de descanso também é muito importante para manter a saúde em dia. Mesmo com um estilo de vida cada vez mais corrido, o momento de recarregar energias é essencial para que o corpo se mantenha saudável.

Você já consumiu leite de chufa? Qual a sua opinião sobre essa bebida? Compartilhe o artigo nas redes sociais e fale de sua experiência para os seus amigos e familiares! E não deixe de conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
leite vegetal
horchata
envelhecimento precoce
intolerância à lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ