É Bom Pra Quê?

17/07/2015 01:27 - Atualizado em 06/12/2016 03:48

Conheça mais sobre os benefícios do araçá

Propriedades nutricionais da fruta garantem mais saúde no seu dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com mais de 150 espécies, o araçá faz parte da mesma família que a jabuticaba e a goiaba. A árvore, que fica bem colorida pelas pequenas frutas, é muito utilizada na hora de deixar o jardim mais bonito. No entanto, além da estética, os frutos são muito benéficos à saúde.

Independentemente da espécie, o araçá possui diversos benefícios medicinais, que variam de acordo com o seu tipo. Entre eles, destacam-se a ação calmante, a função diurética e ainda propriedades antioxidantes. Conheça mais sobre essa frutinha saborosa.

araca

Conheça os benefícios do araçá

O araçá vermelho, o mais popular, é encontrado, especialmente, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. O araçazeiro frutifica em curto prazo e é muito resistente a diversas pragas, o que o torna uma ótima opção de cultivo. A época de colheita se dá entre janeiro e março.

Apesar de pequenas, as frutas possuem um alto teor de vitamina C, de quatro a sete vezes mais que os próprios frutos cítricos. A polpa é suculenta, de cor esbranquiçada e com muitas sementes. O sabor doce e levemente ácido lembra um pouco a goiaba.

Além disso, o araçá é uma fruta rica em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Possui ainda um alto teor de vitaminas A e B, antioxidantes, carboidratos e proteínas. A fruta, consistente e adstringente, também é fonte de óleos essenciais.

Até o presente momento, não foram relatados efeitos colaterais ou contraindicações quanto ao consumo dessa fruta. Porém, é fundamental ter consciência que, para garantir um organismo saudável, uma alimentação balanceada é importantíssima. O ideal é consumir o araçá de forma equilibrada, mesclando-o com outras frutas e alimentos.

Uma curiosidade interessante é que o nome da fruta tem origem tupi-guarani. A palavra significa "fruto que tem olhos", em alusão as sépalas da planta, que parecem um olho.

Insira o araçá na alimentação

O araçá pode ser consumido de diversas maneiras. Pode-se fazer o suco, sorvete, doce e geleia, comer a fruta crua ou extrair o óleo das folhas. Esse último é muito conhecido na cultura popular como diurético e até mesmo como antibiótico.

Se você é fã da fruta e gostou de saber sobre os seus benefícios para o organismo, que tal preparar uma receita saborosa? Aprenda a fazer a torta gelada de araçá e desfrute do sabor e dos nutrientes.

Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite

- 1 lata de leite condensado

- 100g de coco ralado queimado

- 250g de doce de leite

- 200g de farelo de bolo

- 250g de polpa de araçá

- 250g de compota de araçá

- 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor.

Modo de Preparo

Use um liquidificador para bater o leite condensado, o creme de leite, a polpa do araçá e a gelatina dissolvida em água morna. Após cerca de três minutos, despeje o conteúdo numa taça grande e leve ao congelador por duas horas.

Monte a torta em camadas. Por cima da mistura, faça uma camada de doce de leite, uma de farofa de bolo e, por fim, a compota. Jogue o coco ralado queimado. Se preferir, leve ao congelador por mais um tempo.

Vai esperar até quando para preparar essa delícia? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
goiaba
jabuticaba
antioxidante
diurético

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ