É Bom Pra Quê?

05/11/2014 08:50 - Atualizado em 07/12/2016 10:08

Conheça e aproveite os benefícios da banana

Além de ajudar a emagrecer, a banana também traz sensação de bem-estar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo. Ela tem uma grande variedade de sabores, dependendo da região em que é produzida. Os tipos mais conhecidos são a banana-da-terra, a prata, a maçã, a nanica e a ouro. Ela pode ser encontrada em praticamente todas as épocas do ano.

Um dos principais motivos do seu sucesso é que ela pode ser consumida in natura ou ainda ser usada em várias receitas na cozinha, como tortas, bolos, biscoitos e sorvetes. Até mesmo as folhas, o tronco e a flor de bananeira são parte de alguma receita.

Apesar de suas várias indicações, a banana deve ser consumida com moderação. A fruta também contém alto valor calórico, não sendo indicado comer mais de uma por dia.

banana

Conheça os principais benefícios da banana

Além da sua facilidade de consumo, a banana traz diversos benefícios para a saúde. Confira a seguir quais são os principais.

Aliada na luta contra a balança

A fruta é fonte de fibras, que são responsáveis por diminuir o apetite e proporcionar mais saciedade. Ela é indicada também como sobremesa, pois possui triptofano e, assim, ajuda a controlar a vontade de comer doces. Por isso, pode ser uma ótima opção para quem está fazendo dieta para perder ou controlar o peso.

Indicada para atletas

Rica em cálcio e potássio, ela traz muitos benefícios para quem pratica exercícios físicos. A fruta ajuda e evitar câimbras durante as atividades e ainda diminui o aparecimento de dores musculares após a prática. O ideal é consumir uma banana cerca de 30 minutos antes de fazer qualquer exercício.

Combate a insônia

Outro benefício que poucas pessoas conhecem é que a fruta pode ser uma opção para combater a insônia. O motivo disso é que ela possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono.

Traz sensação de bem-estar

Consumir banana também faz aumentar a produção do hormônio serotonina, que melhora o humor e ajuda a relaxar. Com isso, a fruta também auxilia no combate aos sintomas de depressão, trazendo sensação de bem-estar.

banana

Banana verde também é opção

Não é só com a fruta madura que você pode contar para cuidar melhor da sua saúde. A banana verde também traz diversos benefícios, como ajudar a regular o intestino e controlar o diabetes.

Quando ainda está verde, a fruta concentra altas quantidades de fibras solúveis. Por isso, ela pode ser considerada um alimento funcional, pois é mais resistente à digestão no estômago, ajudando no bom funcionamento do intestino.

Optar pela fruta ainda verde também auxilia no tratamento contra o diabetes. Por ter uma absorção lenta por parte do organismo, ela não aumenta rapidamente o açúcar no sangue.

A banana verde pode ser consumida de várias formas. Ela tem como opções a farinha, que pode ser ingerida misturada com refeições, líquidos, frutas, ou até mesmo em bolos e pães, ou ainda a biomassa, que pode ser batida com um suco ou com uma vitamina da sua preferência.

Que tal incrementar a sua alimentação fazendo várias delícias com essa fruta? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
banana
frutas
nutrição
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ