É Bom Pra Quê?

01/06/2015 05:20 - Atualizado em 22/01/2017 02:12

Conheça as propriedades medicinais da chicória

Vegetal traz uma série de nutrientes e oferece benefícios para melhorar a saúde com muito sabor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A chicória tem propriedades altamente nutritivas e é capaz de deixar uma simples salada muito mais saborosa. O sabor ligeiramente amargo é marcante, mas, combinado com os temperos certos, fica uma delícia, além de fornecer uma série de benefícios à saúde.

A origem do alimento é europeia e, atualmente, ele é cultivado principalmente em regiões tropicais. A chicória se destaca também pelas propriedades medicinais, sendo considerada uma grande aliada na hora de manter o organismo saudável.

chicoria

Os benefícios da chicória

O vegetal é rico em vitaminas A, do complexo B , C e D, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio. As folhas são utilizadas no preparo de saladas, molhos, recheios de tortas e muito mais. Com o cozimento, o sabor amargo tende a diminuir.

Por conter um valor calórico baixo, é um alimento muito procurado durante dietasOutra propriedade importantíssima da chicória é a presença de inulina, substância natural com propriedades poderosas. Ela é uma fonte de fibra alimentar que controla o nível glicêmico, melhora a imunidade e auxilia na absorção de vitaminas e minerais.

Além disso, a inulina não é digerida pelas enzimas no intestino, servindo como alimentos para as bactérias boas presentes no intestino. Assim, a substância colabora para a regulagem do trato intestinal.

Uso medicinal

As folhas do vegetal também são utilizadas para melhorar a saúde. Ela possui ação diurética, evitando, assim, o acúmulo de líquidos no corpo. Também é laxativa, estimulando o melhor funcionamento do intestino.

A chicória também oferece ação depurativa, ou seja, auxilia na purificação do sangue e mantém o corpo mais saudável.

chicoria

Aprenda a fazer salada de chicória com maçã

Agora que você já conhece os benefícios desse alimento, aprenda uma receita deliciosa e nutritiva para surpreender a sua família.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de sementes de girassol

- 1 molho pequeno de chicória

- 25 g de maçã verde

- 1 colher de sopa de suco de limão

- 1 nabo pequeno (100g)

- 150g de creme de leite azedo (misture 1 colher de sopa de suco de limão ao creme de leite)

- 1 colher de sopa de vinagre de maçã

- 2 colheres de sopa de óleo de girassol

- 1 pitada de açúcar

- Sal

- Pimenta-do-reino moída na hora.

Modo de Preparo:

Doure as sementes de girassol numa frigideira sem óleo. Coloque-as em seguida num prato e deixe esfriar.

Remova o talo das folhas da chicória e lave-as em água morna. Agite para que sequem.

Lave as maçãs, corte-as em quatro, remova as sementes e pique-as em pedaços. Coloque-as numa tigela e misture com o suco de limão para que não escureçam.

Limpe o nabo, lave-o, descasque e rale. Arrume o nabo numa travessa e acrescente o creme de leite, o vinagre, o óleo de girassol, o açúcar, o sal e a pimenta. Misture bem. Corte as folhas da chicória em tiras finas e misture ao molho.

Por último, acrescente os pedaços da maçã e misture. Se desejar, disponha a salada em porções individuais. Espalhe sobre ela as sementes de girassol e sirva em seguida.

Tem mais alguma receita com chicória? Compartilhe conosco! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de nutrição.

TAGS
vegetal
diurético
salada
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ