É Bom Pra Quê?

04/07/2015 08:12 - Atualizado em 26/11/2016 07:24

Conheça as características do alho negro

Além de ser mais saboroso e não possuir o odor forte do alho comum, ele também tem mais nutrientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em alho negro? Ele surge a partir do alho comum, que passa por um processo de maturação, alterando a cor, o sabor e o aroma. Ele já é considerado uma iguaria especial, sendo usado por chefs do mundo todo na alta gastronomia, proporcionando um toque diferenciado às receitas.

Além de deixar os pratos mais saborosos e agradar ao paladar, esse alimento possui ainda mais vitaminas e minerais, trazendo benefícios para a saúde. Ele contém grande quantidade de antioxidantes e outros nutrientes, ajudando a prevenir doenças.

Benefícios do alho negro

Para se ter o alho negro, é preciso passar um alho comum in natura por um processo de fermentação, submetendo o alimento a uma temperatura contínua de aproximadamente 65ºC e umidade controlada. Com isso, o alho vai escurecendo e ganha novas características de textura, sabor e aroma.

alho negro

Após um longo período de maturação, a hortaliça é seca e está pronta para consumo. Como o alho possui uma autofermentação natural, esse processo ocorre sem a necessidade de qualquer aditivo, conservando ainda mais os nutrientes até chegar à coloração preta.

Esse procedimento foi criado no Japão, onde o alho negro serve como suplemento devido às suas propriedades fitoterápicas. Em todo o mundo, é muito usado como ingrediente gourmet, pois possui um sabor diferenciado, mais adocicado. Ao contrário do alho fresco, não possui ardor e não deixa características como um hálito forte.

Também é uma opção para deixar a alimentação mais saudável, pois possui uma série de nutrientes bem concentrados. O principal benefício do alho negro é a grande quantidade de antioxidantes, que aumenta com o processo de fermentação. Ele atua contra o envelhecimento das células e ajuda a prevenir uma série de doenças, até mesmo o câncer.

Ainda, ajuda na prevenção do colesterol e da aterosclerose através de uma substância que é produzida com a maturação do alho.

Outra característica que surge com o processo é o seu efeito termogênico, que aumenta a temperatura corporal e estimula o sistema nervoso, acelerando o metabolismo basal. Com isso, o corpo queima mais calorias e perde gordura.

Receita de espaguete com alho negro

O alho escurecido não muito fácil de ser encontrado. Algumas lojas de produtos naturais ou de iguarias culinárias vendem o produto, mas com um valor bem elevado. Por ser mais macio e doce, pode ser utilizado em diversas preparações, na finalização de pratos tanto salgados quanto doces, e até mesmo in natura, com azeite. Confira uma receita.

Ingredientes:

- 400g de macarrão tipo espaguete

- Azeite e sal para cozinhar o macarrão

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 6 dentes de alho negro

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Folhas de manjericão a gosto

- 1 tomate sem pele e sem sementes, picado em cubos.

Modo de Preparo:

Comece cozinhando o macarrão normalmente em água fervente com sal e um fio de azeite, até ficar no ponto al dente.

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue levemente o alho negro. Amasse-o bem para ser incorporado à manteiga. Junte o tomate e refogue mais um pouco. Em seguida, acrescente o macarrão à manteiga com tomate e misture bem. Ajuste o tempero com sal e pimenta e salpique folhas de manjericão picadas.

Que tal experimentar essa iguaria? Depois nos conte como foi a experiência! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
iguaria
benefícios do alho
antioxidante
termogênico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ