É Bom Pra Quê?

12/10/2014 05:14 - Atualizado em 28/10/2016 06:36

Conheça alimentos que ajudam a prevenir o câncer

É possível prevenir o câncer em suas diversas formas ao elaborar um cardápio saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma boa alimentação, além de ser aliada do emagrecimento e da boa forma física, pode melhorar a sua saúde e até prevenir o câncer.

É isso mesmo: segundo estudos, há alimentos que contêm substâncias que auxiliam na prevenção de tumores de pulmão, de cólon e reto, de estômago, de boca, de faringe e de esôfago.

prevenir-o-cancer

A importância de prevenir o câncer com a alimentação

Conforme pesquisas feitas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tipos de tumores relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de morte por câncer no Brasil.

Além de dar preferência aos alimentos industrializados (lasanhas e pizzas prontas), o brasileiro deixou de comer frutas e verduras em abundância. Ele come uma maior quantidade de carne gordurosa e costuma deixar de lado as fibras, que são importantes para prevenir o câncer de cólon e reto.

Em estudo realizado sobre nutrição no ano de 2006, o Ministério da Saúde identificou que o consumo de alimentos que ajudam a diminuir a incidência de câncer aumentou, mas permanece baixo. Cerca de 30,4% da população com mais de 18 anos come frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana.

Segundo o INCA, frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, vitaminas e fibras que fortalecem as defesas naturais do corpo e, assim, ajudam no combate a agentes carcinógenos.

Além de prevenir o câncer, esses alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer.

Veja alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Frutas vermelhas

Repletas de antocianinas, as frutas vermelhas ajudam a retardar o aparecimento de células pré-malignas. Elas também evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem servir como fonte de alimentação para um tumor.

Brócolis

Acompanhados de couve-flor e o repolho, o brócolis estimula as enzimas do corpo, eliminando possíveis substâncias que podem causar o aparecimento de células cancerígenas. Isso se dá pela presença de sulforano nos três vegetais.

Uva

Recheada de flavonoides, a uva ajuda a diminuir o aparecimento e controla o crescimento das células malignas que podem estar em nosso corpo. A fruta deve ser consumida in natura ou em forma de suco.

Mas fique alerta: o consumo exagerado de vinho pode prejudicar o metabolismo e causar outros tipos de doenças.

Temperos

O consumo de pimenta preta ou curry pode ajudar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas. Ele ajuda para prevenir o câncer de mama. O causador dos efeitos benéficos é são os polifenois, antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.

Alho

O alho faz bem à imunidade do organismo. A Organização Mundial de Saúde recomenda a adição de um dente de alho por dia no cardápio. O consumo desse alimento pode ajudar a prevenir o câncer de cólon, estômago e mama.

Alimentos ricos em fibras

Cereais, raízes, legumes, verduras, pães integrais e cereais são ricos em fibras, que protegem o corpo contra o câncer de cólon. Os dois últimos ainda contêm a substância chamada ácido fólico, que previne o aparecimento de tumores em bebês.

Tomate e cenoura

Ricos em carotenoides, a cenoura e os tomates são alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata. Por isso, devem ser incorporados à alimentação do homem.

Então, pronta para turbinar sua alimentação contra o câncer? Deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer
prevenção do câncer
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ