É Bom Pra Quê?

15/09/2014 10:11 - Atualizado em 09/12/2016 12:55

Conheça 7 razões para adotar os alimentos orgânicos em suas refeições

Alimentos orgânicos podem prevenir doenças cardíacas e neurológicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O interesse do brasileiro por produtos orgânicos tem crescido a cada ano. De acordo com o projeto Organics Brasil, esse mercado deve crescer 35% no país em 2014 em relação ao ano passado.

E por uma boa causa. Além de degradar menos o meio ambiente, os alimentos orgânicos são mais saudáveis.

Neste ano, uma pesquisa da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, revelou que, livres de agrotóxicos, os alimentos orgânicos possuem mais antioxidantes, que ajudam a prevenir diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares e neurológicas. A concentração dos antioxidantes, segundo o estudo, é de 19% a 69% superior nos orgânicos. 

Afinal, o que são alimentos orgânicos?

Tidos como opção entre os que buscam uma dieta mais saudável e equilibrada, os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, isto é, inseticidas, herbicidas e fungicidas, e sem outras substâncias que possam causar danos à saúde, como fertilizantes químicos, aditivos sintéticos e sementes transgênicas, entre outros.

alimentos-organicos

Já a produção orgânica de carnes e ovos tem como base a criação de animais sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes.

A gama de opções de alimentos orgânicos tem sido ampliada gradualmente no Brasil. Hoje, já é possível encontrar versões orgânicas para frutas, legumes, verduras, hortaliças, chás, cafés, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais e laticínios.

Na contramão dos produtos livres de aditivos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que o pimentão, o morango, o pepino, a alface e a cenoura são os que mais contêm defensivos, portanto, os que mais devem ser procurados no formato orgânico.

Principais benefícios dos alimentos orgânicos

1. Maior teor de nutrientes

Estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos garante que os alimentos de origem orgânica possuem 63% mais cálcio, 73% mais ferro, 118% mais magnésio, 91% mais fósforo, 125% mais potássio e 60% mais zinco se comparados aos inorgânicos.

2. Características antioxidantes mais amplas

Na mesma pesquisa, o departamento americano constatou que a concentração da substância que atua no combate aos radicais livres é maior nos orgânicos que nos convencionais. Dessa forma, têm-se nos produtos livres de agrotóxicos bons aliados contra o envelhecimento.

3. Aliviam o estresse

Alimentos orgânicos contêm seis vezes mais ácido salicílico. O componente, naturalmente fabricado pelas plantas, é conhecido por aliviar os sintomas do estresse.

alimentos-organicos

4. São mais saborosos

A interferência dos agentes químicos é descartada, o que os torna mais ricos em sabor.

5. Previnem doenças

O consumo de produtos carregados de agrotóxicos é associado a alguns tipos de câncer, ao Parkinson, a dermatoses, alergias, dificuldades reprodutivas, ademais de doenças neurológicas e respiratórias. Uma dieta orgânica reduziria a possibilidade de ser acometido por estas enfermidades.

6. Apoio à agricultura familiar

Ao comprar um produto orgânico, acaba-se contribuindo para a redução do êxodo rural já que os camponeses passam a ter trabalho e renda garantidos.

7. Preservação

Ao eliminar a aplicação de químicos pesados nas lavouras, a agricultura orgânica tende a ser uma forma de produção mais saudável para o meio ambiente. Os agrotóxicos, que podem atingir o lençol freático, além de poluir rios e lagos, são eliminados.

Se está convencido em trazer os orgânicos à mesa, não esqueça de, sempre quando for comprar um produto, verificar se a embalagem exibe o selo de certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). Dessa forma, você terá a certeza de que o alimento é realmente livre de aditivos químicos e atende às especificações para ser classificado como orgânico.

Gostou das nossas dicas de alimentos orgânicos? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
hábitos alimentares
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ