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28/07/2014 03:30 - Atualizado em 09/12/2016 01:13

Conheça 6 alimentos que ajudam na digestão e monte seu cardápio

Frutas, legumes e até laticínios são exemplos de alimentos que ajudam na digestão.

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Redação

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Tudo o que você come pode influenciar diretamente na sua saúde e qualidade de vida. O próprio processo de digerir a comida e absorver os seus nutrientes pode ser melhorado dependendo de como é composta a sua dieta. Há vários alimentos que ajudam na digestão, o que colabora não apenas para o melhor funcionamento do seu organismo.

Mais benefícios dos alimentos que ajudam na digestão

Por terem esta condição, setes alimentos são importantes também para o bem-estar da pessoa, afinal a má digestão é um problema que causa bastante desconforto e indisposição para realizar as tarefas diárias.

alimentos-que-ajudam-na-digestaoAlém de ter poder desintoxicante, a couve é um dos alimentos que ajudam na digestão. Foto: Shutterstock

O principal componente importante nesse processo são as fibras. Elas prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Enquanto as fibras insolúveis não são digeridas e aumentam a velocidade intestinal, as solúveis retêm mais líquidos, formando um gel viscoso que retarda o esvaziamento do estômago, promovendo uma maior sensação de saciedade e ajudando no emagrecimento.

6 alimentos que ajudam na digestão

Para ajudar a compor a sua dieta e melhorar o trabalho do seu sistema digestivo, preparamos uma lista com 6 alimentos que ajudam na digestão. Inclua-os nas suas refeições e note em pouco tempo a sua eficácia.

Couve

A couve é um legume ótimo para o sistema digestivo. Ele possui substâncias que ajudam no processo de cicatrização da mucosa do estômago. Isso quer dizer que contribui para desintoxicar o aparelho digestivo, acalmando, assim, os sintomas da indigestão. Os benefícios da couve são maiores quando ela é consumida na forma crua.

Banana

O componente da banana que a torna um dos alimentos que ajudam na digestão é o frutano. Trata-se de um amido resistente, que, além de contribuir para controlar o índice glicêmico e melhorar o colesterol, regulariza o trânsito intestinal. Essa fibra está presente em quantidade maior na banana verde. A fruta madura, por sua vez, é melhor para ajudar a reverter quadros de diarreia.

Iogurte

O iogurte é outro ótimo amigo do sistema digestivo. O primeiro motivo é porque ele é rico em água, que por si só já ajuda a combater qualquer problema relacionado à retenção de líquido.

Mas se fosse por isso apenas recomendaríamos beber bastante água. O que realmente vale a pena é consumir iogurtes probióticos, que são repletos de bactérias “boas”. Elas ajudam na proliferação dos microrganismos que trabalham para manter um bom funcionamento na flora intestinal, fundamental para um processo digestivo equilibrado.

Frango

O frango é uma carne magra que possui uma proteína que promove uma maior sensação de saciedade. Ele também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Como, afinal, a carne de frango pode ser um alimentos que ajudam na digestão? Incluindo mais esse alimento na sua dieta, você vai reduzir a quantidade de carboidratos e comidas gordurosas e cheias de açúcar, que contribuem para o estufamento, inchaço e gases.

Melão e abacaxi

O melão é um alimento que, por ser muito rico em água, ajuda na hidratação do organismo. O abacaxi também, e tem um potencial diurético ainda maior, o que significa que evita a retenção de líquidos e o inchaço. Além disso, as duas frutas possuem as enzimas bromelina e papaína e, assim, se enquadram entre os alimentos que ajudam na digestão de proteínas.

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