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17/10/2014 09:51 - Atualizado em 06/12/2016 10:40

Conheça 5 benefícios da aveia e adote o cereal em seu café

Para obter os benefícios da aveia, o ideal é que o seu consumo seja feito regularmente.

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Redação

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A aveia pode ser adicionada a várias preparações, como iogurte, frutas e mingau. Tanto faz se forem opções doces ou salgadas: ela combina com diversos pratos. Além disso, é um dos cereais integrais mais completos para cuidar da saúde.

Confira a seguir os principais benefícios da aveia, e comece o seu dia com um café da manhã saudável e nutritivo.

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Principais benefícios da aveia

1. Melhora o sistema digestivo

Um dos principais benefícios da aveia é a sua quantidade de fibras, que traz diversas melhorias para o funcionamento do intestino. Porém é preciso ter alguns cuidados com o seu consumo.

Segundo Giovana Guido, atleta fitness da categoria BIKINI - IFBB/SP, “uma dieta rica em fibras exige um maior consumo de água. Então, ao introduzir aveia em sua alimentação, aumente o consumo de líquidos para que o intestino possa funcionar melhor”, explica.

2. Ajuda no controle e perda de peso

Outro ponto positivo da aveia é que ela provoca maior sensação de saciedade, evitando assim que a pessoa sinta fome toda hora e cometa excessos. Além disso, uma pequena quantidade do grão já oferece algumas das fibras, nutrientes e vitaminas que são essenciais para o organismo.

3. Fornece energia para as atividades físicas

A aveia também é uma ótima opção para ser consumida antes da prática de exercícios físicos. Isso é comprovado pois possui um baixo índice glicêmico, o que faz com que ela demore mais para ser digerida pelo organismo e vire glicose no sangue.

Com isso, quando consumida antes de atividades físicas, a aveia garante mais disposição e energia, evitando que a pessoa sinta fome durante o treino.

4. Auxilia no tratamento de colesterol alto

Com o aumento do consumo de fibras e a redução de gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados, os benefícios da aveia também podem ser usados no auxílio do tratamento contra colesterol ou triglicérides altos.

Isso ocorre porque “a betaglucana oferece uma grande capacidade de ajudar a reduzir as gorduras do sangue e fígado, sendo comprovadamente um alimento funcional”, completa Giovana.

5. Protege contra doenças do coração

Mais um motivo para incluir a aveia no seu café da manhã todos os dias é que ela ajuda a proteger o coração, garantindo seu bom funcionamento. O cereal possui uma boa quantidade de potássio, que promove o equilíbrio dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Os antioxidantes contidos também evitam problemas e doenças no coração.

Indicações de consumo

Para aproveitar todos os benefícios da aveia é indicado o seu consumo diariamente. Ela pode ser usada de diversas formas, como em preparações com frutas e iogurtes, o que facilita ainda mais a sua ingestão.

“O recomendado para o consumo de aveia é 30g por dia (2 colheres de sopa). Essa porção possui cerca de 106 kcal, 17g de carboidratos, 4,3g de proteínas, 2,2g de gorduras e 2,9g de fibras”, destaca Giovana.

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