É Bom Pra Quê?

23/07/2014 10:00 - Atualizado em 09/12/2016 11:10

Conheça 4 tipos de alimentos que ajudam na cicatrização

Os alimentos que ajudam na cicatrização podem ser facilmente encontrados em supermercados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que existem alimentos que ajudam na cicatrização da pele e que podem diminuir inflamações no corpo? Além de garantir mais saúde e vitalidade no dia a dia, quem segue um plano alimentar bem elaborado pode se beneficiar até mesmo em momentos de urgência, como quando nos cortamos, sofremos uma queimadura ou um arranhão mais profundo.

Conheça os alimentos que ajudam na cicatrização

alimentos-que-ajudam-na-cicatrizacao

Frutas ricas em vitamina c, como a laranja, melhoram resistência dos vasos sanguíneos. Foto: Shutterstock

Normalmente, quem segue uma dieta equilibrada já ingere todos os dias alguns dos alimentos que ajudam na cicatrização. Isso porque são alimentos ricos em vitaminas, proteínas, aminoácidos, ferro e zinco facilmente encontrados em supermercados.

Mas se você está com alguma cicatriz recente e deseja otimizar a recuperação, o ideal é aumentar o consumo de certos alimentos que ajudam na cicatrização por um período determinado.

Beneficie-se dos alimentos que ajudam na cicatrização

Quando consumidos de forma adequada, esses alimentos são capazes de multiplicar as células responsáveis por reconstruir o tecido lesionado. Confira 4 tipos de alimentos que ajudam na cicatrização e entenda por que eles são tão benéficos para a regeneração e saúde da pele e dos vasos sanguíneos:

Frutas vermelhas: protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório graças aos flavonoides. Exemplos: açaí, acerola, caqui, cereja e morango.

Frutas cítricas: são as mais fáceis de encontrar. Ricas em vitamina C e betacaroteno (antioxidante), estimulam o colágeno da pele e melhoram a resistência dos vasos sanguíneos. Exemplos: laranja, kiwi e abacaxi.

Couve, brócolis e repolho: dos alimentos que ajudam na cicatrização, são os mais indicados para quem está passando pelo período pós-operatório, pois contêm compostos enxofrados bioativos que ajudam a desintoxicar o fígado – o que é particularmente bom para quem recebeu anestesia.

Farinha de linhaça e semente de chia: são alimentos ricos em ômega 3, que estimula a resposta imunológica do corpo e ajuda a diminuir a inflamação.

Para evitar

Da mesma forma que uma alimentação balanceada pode ser uma forte aliada no processo de cicatrização, alguns alimentos podem dificultar a chegada dos nutrientes até o ferimento. Para evitar que isso ocorra, corte do seu cardápio alimentos com baixa carga glicêmica, como pães e bolos de farinha branca.

Também deve-se evitar os alimentos industrializados e os chamados remosos, como pimenta, carangueijo, chocolate, carne de porco, mariscos, carne enlatada e mortadela.

Cicatrizes profundas necessitam de tratamento

Nem sempre a alimentação pode evitar que uma cicatriz fique na pele. Em casos mais graves, além de consumir os alimentos que ajudam na cicatrização, é aconselhável que se busque ajuda de um médico dermatologista para a realização de algum procedimento estético a fim de amenizar a cicatriz.

Você ingere esses alimentos no seu dia a dia? Quais outros alimentos você acredita que ajudam não só na cicatrização, mas a melhorar a sua saúde em geral? 

TAGS
alimentos saudáveis
cicatrização

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ