É Bom Pra Quê?

11/02/2015 12:42 - Atualizado em 09/12/2016 01:07

Confira 6 dicas para incluir o farelo de aveia na sua dieta

O farelo de aveia vai bem com frutas variadas ou nas batidas com leite.

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Redação

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O farelo de aveia é indicado para quem deseja melhorar a dieta. Com quantidades significativas de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, a mistura pode ser incluída em pratos de frutas, em batidas variadas e no seu iogurte preferido. Confira como melhorar o cardápio a delícia.

farelo de aveia

Por que comer farelo de aveia?

Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, o farelo de aveia tem alta qualidade nutricional por ser fonte de proteínas, lipídeos, vitaminas antioxidantes e fibras solúveis, como as beta-glucanas.

"Diversos estudos têm demonstrado que dietas suplementadas com farelo de aveia promovem uma redução significativa do colesterol sérico total e do LDL, o famoso colesterol ruim", diz a nutricionista.

Para Renata, na hora de escolher a opção preferida no mercado, a dica é sempre apostar no farelo. "Atualmente, o farelo de aveia é o alimento disponível no mercado com maior teor de beta-glucanas, sendo considerado um dos alimentos com ação mais potente em relação à diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo”.

Como consumir o farelo de aveia

1. Iogurte

Todas as manhãs, ao acordar, escolha o seu iogurte preferido e coloque o farelo. A dica é apostar nos iogurtes gregos, que contêm maiores quantidades de proteínas. Para os intolerantes à lactose, os iogurtes sem a substância são indicados.

2. Batida

A batida com farelo de aveia é uma dica deliciosa e que pode se tornar o seu desjejum. Para fazer, coloque 200ml de leite desnatado, uma banana cortada em fatias, duas fatias de maçã e duas colheres do farelo dentro do liquidificador. Bata bem todos os ingredientes.

3. Frutas

Corte frutas variadas de diversos tamanhos e, por cima, salpique o farelo de aveia. Se quiser, adoce com um pouquinho de mel. O prato fica ainda mais saboroso com uma colher de granola e uvas passas.

4. Panqueca

A panqueca de farelo de aveia é opção para quem está apostando em uma dieta rica em proteínas. Para prepará-la, coloque três claras de ovos e duas colheres do farelo em uma tigela. Misture bem e acrescente algumas gotinhas de adoçante.

Esquente e a frigideira com uma gota de azeite e oliva e despeje a massa dentro da panela. Deixe dourar dos dois lados.

5. Bolos

Também são uma ótima ideia. Ao preparar a sua versão preferida com farinha integral, coloque também um pouquinho de farelo de aveia. Assim, a receita fica ainda mais rica em fibras e vitaminada. Para não engordar, consuma apenas uma ou duas fatias por dia.

6. Barras de cereal

Faça barrinhas com o farelo. Pelo menos uma vez por semana, junte todas as suas sementes preferidas e frutas secas. Misture bem os ingredientes numa panela e acrescente mel. Leve ao forno, depois corte em pequenos pedaços e coma diariamente como lanche da manhã ou da tarde.

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