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15/10/2014 04:09 - Atualizado em 05/01/2017 07:16

Confira 6 alimentos que podem ajudar a combater a ansiedade

Espinafre e pimenta são aliados na hora de combater a ansiedade do dia a dia.

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Redação

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Com a vida cheia e uma rotina muito corrida, muitas pessoas encaram momentos de ansiedade. Essa instabilidade emocional causa sensações desconfortáveis e pode comprometer a eficiência no trabalho e prejudicar a vida pessoal. Mas você sabia que existem alimentos que podem ajudar a combater esse problema?

Motivos e sintomas da ansiedade

Um quadro de ansiedade pode surgir tanto por conta de fatores externos (mudanças de emprego, problemas financeiros, brigas, separações) quanto por motivos internos (alterações hormonais, maus hábitos alimentares, desequilíbrios emocionais e outros fatores).

Os sintomas da ansiedade incomodam e desestimulam a pessoa a ter uma vida normal. Os sintomas são estimulação excessiva dos nervos, rigidez e tensão dos músculos do corpo, aumento de frequência cardíaca, aumento de pressão arterial, sudorese intensa, insônia, alteração na função intestinal, descontrole de apetite e dor de cabeça.

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Alimentos para combater a ansiedade

De acordo com a nutricionista Juliana Rossi Di Croce, alguns alimentos podem diminuir o quadro de ansiedade e estresse, já que possuem substâncias que ativam o sistema nervoso central. Conheça opções para combater a ansiedade e ter uma vida mais saudável e tranquila:

combater-a-ansiedade1 - Leite, ovos e derivados magros

Eles são fonte do aminoácido triptofano, aliado para combater a ansiedade. Esse aminoácido faz com que a produção de serotonina - o hormônio da felicidade - cresça. “Este neurotransmissor é essencial na fabricação da serotonina, substância que melhora o humor e ajuda a relaxar”, diz Juliana. Recomenda-se o consumo de duas a três porções diárias.

2 - Carnes e peixes

Ricas em triptofano, carnes e peixes também contêm o aminoácido taurina. Essa substância ajuda a aumentar a produção do neurotransmissor GABA, responsável na hora do controle fisiológico da ansiedade. A recomendação diária é de uma a duas porções diárias.

3 - Espinafre

Um antidepressivo natural, o espinafre contém ácido fólico. “É uma vitamina que equilibra as funções cerebrais, saúde mental e emocional, e atua na síntese dos neurotransmissores”, diz a nutricionista.

4 - Banana

O consumo de banana ajuda a combater a ansiedade e os sintomas da depressão. Ela é rica em triptofano. Por ser uma fruta saborosa, ela pode ser incluída diariamente na dieta, tanto em sua forma in natura, como em batidas, saladas de frutas ou receitas mais complexas.

5 - Pimenta

Segundo Juliana, as pimentas contêm a substância capsaicina, que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfinas, causadoras da sensação de euforia.

O chocolate ajuda a combater a ansiedade?

Sim, o chocolate melhora a sensação de bem-estar e ajuda a combater a ansiedade. Apesar disso, a quantidade consumida deve ser controlada.“Os chocolates considerados mais saudáveis são os amargos, pois quanto maior a quantidade de cacau presente, menor será o teor de gorduras e açúcares. Sendo assim, além de promoverem benefícios à saúde, também são menos calóricos”, explica Juliana.

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